“OPERA CARMEM”, estreia nesta sexta-feira, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto

Hospital de Matão organiza primeiro simpósio médico
10 de novembro de 2023
Projeto ‘Visão Infantil’ é realizado pelo Rotary Club de Matão em parceria com a Prefeitura nas EMEIs
10 de novembro de 2023
Exibir todos

“OPERA CARMEM”, estreia nesta sexta-feira, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto

Sinfônica de Ribeirão, coro e solistas se apresentam também no município de Batatais , no domingo 12.

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, com a participação do coro e solistas, estreia nesta sexta-feira, 10, a ópera Carmen. Serão duas récitas em Ribeirão Preto, (dias 10 e 11 de novembro), no Theatro Pedro II, e uma apresentação no domingo, dia 12, no Teatro Municipal de Batatais.
A regência é de Reginaldo Nascimento, com direção artística de Paulo Esper, da Cia Sol’Ópera. A preparação do coro está a cargo da maestrina Snizhana Drahan. A ópera de Georges Bizet, composta em 1875, é uma das mais encenadas e mais aclamadas nos grandes palcos mundiais.
“Carmen” é uma produção do Ministério da Cultura, Cia Sol’Opera, Associação Musical de Ribeirão Preto, Theatro Pedro II, Secretaria da Cultura e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
O espetáculo
Cerca de 120 pessoas estão envolvidas na produção. São músicos da orquestra, coralistas (soldados, ciganos, populares de Sevilha), produção (cenários, figurinos, visagismo, comunicação e marketing). Carmen será protagonizada pela soprano Mere Oliveira, premiada em diversas competições de canto lírico no Brasil e América Latina, e o soldado Don José pelo tenor Alan Faria, especializado em canto erudito pela Accademia della voce del Piemonte de Turim (Itália), com participações em concertos em todo o Brasil, incluindo a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.
Os matonenses Danilo Gomez, Ricardo Pereira e Larissa Morelhão estarão nos palcos do Theatro Pedro II de Ribeirão Preto e Teatro Municipal de Batatais para as três récitas da ópera Carmen.
Ópera Carmen
Sevilha, na Espanha do século XIX é o palco de Carmen, cigana sedutora, de personalidade forte e independente, que protagoniza uma série de eventos para conquistar o coração do soldado Don José. Ciúme, amor, revolta, lágrimas e tragédia permeiam a história deste drama de altas emoções. A certa altura, a protagonista se envolve com o toreador Escamillo e Don Jose cai em profundo desespero e ciúme. Livre e envolvente, a cigana quebra as convenções da época e torna a obra atemporal. Carmen traz canções inesquecíveis como “Habanera” e “Canção do Toreador”, que emocionam todas as plateias.
Regência
O maestro Reginado Nascimento é titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Formado em Música pela USP Ribeirão Preto, tem atuado como regente convidado na Europa e Estados Unidos, com destaque para Filarmônica de Murmansk, MAV Symphony e Radom Orkiestra Kameralna. Também atuou à frente da Sonoma County Philarmonic e Lousiana Chamber Orchestra. No Brasil, colaborou com a Orquestra Jovem do Estado. Recebeu a medalha de Honra ao Mérito Carlos Gomes e faz parte das academias de Música de São Paulo e do Brasil.
A ucraniana Snizhana Drahan preparou o Coro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e mestre em Artes pela ECA-USP, é regente de coro Sinfônica de Ribeirão há 15 anos.
A produtora do espetáculo, Mariana Caran trouxe Paulo Esper para a direção artística. Esper já produziu mais de 1.700 espetáculos entre óperas recitais e concertos com grandes artistas brasileiros e estrangeiros. É idealizador e realizador do Concurso Brasileiro de Canto Maria Calas, criado em 1993, e produz a série Grandes Vozes desde 1997, trazendo nomes consagrados para concertos, recitais, conferências e cursos.
Ficha técnica

Regência – Reginaldo Nascimento
Direção artística – Paulo Esper
Regente do coro – Snizhana Drahan
Participação – Coro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Deixe uma resposta