Nesta quarta-feira (10), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) avança sobre a Região Sudeste do país, causando chuva forte e volumosa, principalmente entre Minas Gerais e o Espírito Santo, além do norte do Rio de Janeiro. Essa zona de convergência é o principal acontecimento climático do verão no Brasil e é responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre o Sudeste. Além disso, no litoral de São Paulo, uma frente fria provoca chuva forte ao longo do dia. A temperatura pode variar entre 12 e 30 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 70% por quase toda a região. Confira a Previsão do tempo para demais regiões brasileiras.
Região Sul: Nesta quarta-feira (10), o interior da Região Sul não apresenta condições para chuvas, mas a circulação marítima mantém o tempo instável entre o norte e leste do Paraná e leste de Santa Catarina, com risco de chuva fraca a moderada ao longo do dia. Essa circulação marítima são movimentos de grandes massas de água dentro do oceano e junto com a circulação dos ventos, influenciam no clima dessas localidades. A temperatura pode variar entre 9 e 27 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 70% por quase toda a região.
Região Centro-Oeste: Nesta quarta-feira (10), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) avança sobre a Região Centro-Oeste do país, causando chuva forte e volumosa, principalmente entre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, inclusive nas capitais. Essa zona de convergência é o principal acontecimento climático do verão no Brasil e é responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre o Centro-Oeste. Enquanto isso, no Mato Grosso do Sul a chuva é isolada, mas não se descarta o risco de temporais à tarde. A temperatura pode variar entre 18 e 33 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 78% por quase toda a região.
Região Nordeste: Nesta quarta-feira (10), a Região Nordeste deve ficar com tempo instável, e existe possibilidade de chuvas no Piauí, Maranhão e Tocantins ao longo de todo o dia. Além disso, existe risco de temporais e grandes volumes de água no oeste da Bahia. Os acumulados de chuva podem ser perigosos para essas localidades. Enquanto isso, na faixa litorânea que vai desde o Ceará até Sergipe, há probabilidade de chuva rápida. Nas demais áreas o tempo deve ser de sol. A temperatura pode variar entre 18 e 36 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 60% por quase toda a região.
Região Norte: Nesta quarta-feira (10), a Região Norte tem previsão de pancadas de chuva com trovoadas ao longo de todo o dia. Os temporais mais fortes são esperados entre o sul de Rondônia e Tocantins. O clima deve ficar instável também no Amazonas. Nas demais áreas, as pancadas de chuva serão frequentes, mas intercalando períodos de sol. A temperatura pode variar entre 18 e 33 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 78% por quase toda a região.
Fonte: SOMAR Meteorologia