Novo Pix: Nova modalidade será lançado pelo Banco Central

Créditos rurais devem movimentar R$ 15 bi em operações do Plano Safra 2021/2022
27 de junho de 2022
Presidente do TCE põe em xeque gastos de prefeitos com shows sertanejos
27 de junho de 2022
Exibir todos

Novo Pix: Nova modalidade será lançado pelo Banco Central

O Pix é um verdadeiro sucesso, foi idealizado em 2016 pelo economista economista llan Goldfajn Foto: Reprodução

Mecanismo permite ao consumidor, mesmo sem saldo em conta, efetuar um pagamento; alerta é não se perder com a facilidade e contrair dívidas

O Pix é um grande sucesso e isso não há como negar. Lançado em novembro de 2020 pouco antes da pandemia da Covid-19, o formato de se enviar dinheiro instantâneo entre contas de diferentes bancos surgiu em dezembro de 2016, quando o economista llan Goldfajn sinalizava que o BC se preparava para lançar uma ferramenta inspirada no Zelle, plataforma similar ao Pix que a fintech Early Warning Services havia anunciado pouco tempo antes nos Estados Unidos.

O Pix, além das facilidades, deu acesso aos pequenos terem contas em bancos, alguns digitais e possibilita transações das mais variadas vendas, até de ambulantes nas ruas do Brasil. Agora, o Pix, principal meio de transferência de valores e pagamentos no País atualmente, com mais de 128 milhões de usuários cadastrados até maio, ganhará uma nova modalidade que, segundo especialistas, se torna ameaça ao cartão de crédito.

O Pix Garantido, que será lançado pelo Banco Central até o próximo ano, segundo a própria instituição, terá juros menores que os dos cartões de crédito, que acumulam 370% ao ano. O Pix Garantido vai permitir que compras presenciais e virtuais possam ser parceladas, como acontece com o cartão de crédito.

Esta modalidade, de acordo com o Banco Central, precisa de uma instituição financeira habilitada para intermediar a transação. Ao mesmo tempo, esta instituição garantirá que o pagamento seja efetuado na data agendada, se a conta do usuário não tiver saldo suficiente.

Segundo o economista e consultor de Investimentos Jorge Eloy, o Pix Garantido é mais um instrumento que proporciona crédito ágil e simplificado. “A agilidade e praticidade do Pix contribuem para a redução de juros a crédito, o que é bom para todos os tomadores de crédito”, afirma.

Pix Parcelado

O Pix Parcelado é um formato de crédito pessoal que dá a possibilidade ao consumidor de fazer um pagamento à vista com Pix podendo parcelar a compra em várias vezes. Para tanto , o cliente precisa ter em mente que, nesse tipo de transação, está firmando uma relação com a instituição financeira. Ele faz um Pix ao vendedor, que recebe o valor na hora, mas ele poderá pagar em várias parcelas com juros ao banco, alerta a ABFintechs.

Vale destacar que não é um serviço gratuito, embora o Pix seja; e a relação de crédito existe entre a instituição e o cliente, sendo o Pix apenas uma ferramenta de marketing.

Veja um exemplo: você busca um crédito (ou empréstimo) pessoal em banco ou financeira. A liberação do dinheiro, o montante e as condições de pagamento dependem da análise de sua renda, de seu histórico de crédito e de seu relacionamento com a instituição. No caso dos bancos, o tomador normalmente precisa ser correntista.

Com o Pix Parcelado, a lógica é a mesma, com a diferença que a instituição financeira faz o pagamento para o vendedor ou lojista via Pix e depois mantém o relacionamento com você, cliente, que vai pagar mensalmente as parcelas com juros.

Os clientes têm a possibilidade de parcelar valores em 12, 24 ou até 60 vezes , e, em alguns casos, os juros mensais variam conforme o perfil do contratante. Cada instituição tem sua regra: os valores são parcelados via cartão de crédito, mas há casos em que são debitados diretamente na conta do correntista.

O “pulo do gato” do Pix parcelado é permitir ao consumidor, sem saldo suficiente em conta, efetuar um pagamento ou transferência. E mais: contrair crédito, caso queira. A título de registro, o Pix Parcelado ainda não está no escopo do Pix do Banco Centra.

Vantagens

– O pagamento parcelado também é instantâneo, sem a necessidade de esperar um período para o faturamento, permitindo que o lojista receba o dinheiro na hora.

– Diferente de alguns cartões de crédito, não é necessário esperar um período para usar o recurso após a aprovação do crédito. Ou seja, basta solicitar a função e utilizar quando desejar até o limite disponibilizado.

– A nova funcionalidade também será muito útil para os pequenos empreendedores, pois será possível parcelar as compras sem ter quear car com as taxas do cartão.

– O comércio varejista ganhará novos clientes, que ainda não têm acesso ao crédito, chegando a ter até 15% de aumento das vendas parceladas.

Com informações da CNN Brasil

Deixe uma resposta