João Bento, o Cucão expõe, no Restaurante Day By Day, painéis alusivos ao Povo Negro .
Autodidata, João Bento, o Cucão, como é conhecido por todos em Matão, é um guerreiro na defesa da memoria do povo Negro. Dedicado às pesquisas sobre a história no provo Negro , Cucão sempre se debruçou em buscar fatos históricos; visitar locais que tenham estreita ligação com as histórias dos Negros durante a colonização brasileira, e períodos posteriores.
Anualmente, durante o mês de novembro ele se dispõe a fazer palestras trazendo relatos concretos, embasado em literaturas e dados históricos sobre os negros, desde a chegada destes ao Brasil, incluindo o período de escravidão até a atualidade.
Na semana de 16 a 19 de novembro ele participou da ação Caravana da Beleza Negra, promovida pela Beraldo Perfumaria, quando discorreu sobre preconceito . “Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos este ano , por exemplo, revela que mulheres negras com cabelos crespos naturais têm menos chances de conseguir entrevistas de emprego, que mulheres brancas ou até mesmo negras com cabelos alisados. No Brasil, a situação não é muito diferente. Não há por que ter vergonha de nossos cabelos”, afirmou Cucão.
Durante suas falas ele reforçou que a problemática do racismo está presente em todas as esferas da sociedade, e o mercado de trabalho não está isento disso. “No terceiro trimestre de 2020, segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), a diferença salarial entre brancos e negros atingiu o maior índice já registrado (R$ 1.492). O Povo Negro precisar ter a mesma oportunidade no mercado de trabalho assim como todas as etnias”, frisou Cucão.
Ainda com o propósito de mostrar fatos sobre preconceito e direitos sociais para os Negros, Cucão expõe painéis alusivos do Dia da Consciência Negra no Restaurante Day By Day. A mostra permanece para visitação pública até o dia 26 de novembro, em horário comercial do estabelecimento.
“Mostrar a importância de respeitar as diferenças é uma lição que deve ser ensinada sempre, na creche, na pré-escola e nas fases da vida escolar de qualquer cidadão, bem como em todas as esferas sociais. Isso é cidadania”, finalizou Cucão.