Serão garantidas 100 vagas para o novo curso de graduação aplicada à tecnologia e inovação, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. A Olimpíada de Matemática é a maior competição científica do país.
O desempenho dos estudantes na Obmep, Olimpíada Brasileira da Matemática das Escolas Públicas, será usado como parâmetro no processo seletivo de 100 vagas para o novo curso de graduação em matemática Aplicada à Tecnologia e inovação que será criado no Rio de Janeiro.
Com o nome de Impa Tech, o curso será coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A Obmep, que é a maior competição científica do país, teve a participação de 18 milhões de alunos neste ano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o projeto de implantação do curso na semana passada e disse que é uma forma de realizar o sonho de crianças e adolescentes que se esforçam para fazer as provas da Olimpíada de Matemática. Ele destacou que “vamos colocar 100 alunos premiados nessa escola para virar um especialista neste país”.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, disse que o Brasil precisa formar jovens que possam contribuir para a inovação tecnológica do país, agregando valor aos produtos e serviços para aumentar a competitividade da indústria e promover o desenvolvimento econômico.