Nossa Senhora Aparecida- a padroeira do Brasil, é comemorado em 12 de outubro.

Empresário Marcelo Chaim recebe Título de Cidadão Matonense
11 de outubro de 2023
Previsão do tempo nesta segunda-feira (16/10)
16 de outubro de 2023
Exibir todos

Nossa Senhora Aparecida- a padroeira do Brasil, é comemorado em 12 de outubro.

O feriado destinado aos católicos foi instituído em junho de 1980 e, desde então, a data é celebrada em todo o país.


Relatos históricos não são precisos quanto ao dia em que a imagem foi encontrada no rio. O que se sabe é que ela apareceu para os pescadores no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, na segunda quinzena de outubro de 1717, ou seja, não poderia ter sido encontrada no dia 12. A imagem da santa foi resgatada por pescadores encarregados de conseguir peixes para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá ofereceria a dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar.
Na época, ele era governador da província de São Paulo e Minas Gerais e visitava a região, entre 17 e 30 de outubro de 1717.
Historiadores acreditam que o dia foi escolhido por ter outros significados simbólicos. Foi no dia 12 de outubro de 1492, por exemplo, que Cristóvão Colombo chegou ao continente americano e, no mesmo dia, em 1822, d. Pedro 1º foi aclamado imperador do Brasil.
A data de 12 de outubro foi estipulada durante a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada em 1953.
O primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida
Segundo a fé católica, o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida teria sido realizado no mesmo dia em que foi encontrada. Os pescadores que a encontraram não achavam peixes para o banquete ao governador e, depois que pegaram a imagem da santa, a pescaria se tornou um sucesso.
Hoje, muitos brasileiros têm uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em suas casas, como sinal de fé. Para os cristãos, Maria é um modelo e suas virtudes devem ser imitadas pelos fiéis. A crença é que fazer pedidos, orações e agradecimentos diante da imagem proporciona proximidade maior com Deus. Além disso, cristãos brasileiros se veem representados pela imagem, já que a maioria da população do país é preta ou parda.
Os pesquisadores, no entanto, acreditam que a imagem não era negra originalmente. Ela teria ficado com essa coloração devido ao tempo em que ficou submersa na água. A imagem original está localizada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo. A imagem é feita em terracota, tem 36 centímetros de altura e pesa cerca de 2,5 quilos.
É importante compreender o que é, na igreja católica, o conceito de “Nossa Senhora”. Trata-se de Maria, mãe de Jesus. Portanto, todas as “Nossas Senhoras” são manifestações da mãe de Jesus Cristo. Alguns títulos, como Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo, referem-se a lugares; outros, como Nossa Senhora das Dores, a momentos específicos. Nossa Senhora Aparecida se enquadra no primeiro exemplo. No caso, o local de batismo desta “Nossa Senhora” é a atual cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo.
Nossa Senhora Aparecida não é a única padroeira do Brasil
Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil em 1930, após um decreto do papa Pio XI. Ela se juntava a outro santo que já tinha o status de padroeiro do país: São Pedro da Alcântara, que era especialmente venerado pela família imperial brasileira.
Além dele e de Nossa Senhora Aparecida, o Brasil tem hoje outros santos padroeiros: Nossa Senhora do Brasil, São José de Anchieta e Nossa Senhora da Conceição – esta, padroeira de todos os países que falam português.
Mas Nossa Senhora Aparecida é a padroeira principal do Brasil. É como na América Latina, que tem como a padroeira principal é Nossa Senhora de Guadalupe. Em 1931, uma missa no Rio de Janeiro oficializou de vez Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.
Oração a Nossa Senhora Aparecida
“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, o Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade”, Amém!
Fonte: CNBB

Deixe uma resposta