Ministério da Saúde incorpora dois medicamentos ao SUS para anemia

Ministério das Comunicações autoriza retransmissão de TV digital para Ribeirão Preto e mais quatro cidades brasileiras
17 de maio de 2023
Aposentados podem solicitar informe de rendimentos pelo Meu INSS
17 de maio de 2023
Exibir todos

Ministério da Saúde incorpora dois medicamentos ao SUS para anemia

Indicados para pessoas com intolerância a sulfato ferroso e aos sais orais de ferro, a ferripolimaltose e a carboximaltose férrica estarão disponíveis no sistema público em até 180 dias

O Ministério da Saúde incorporou no Sistema Único de Saúde (SUS) dois medicamentos para tratamento da anemia. A ferripolimaltose e a carboximaltose férrica estarão disponíveis no sistema público em até 180 dias.
A decisão divulgada na segunda-feira,15, e divulgada pelo programa A Voz do Brasil, ocorreu pós análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, o Conitec.
A ferripolimaltose é indicada para o tratamento de pacientes com anemia por deficiência de ferro e intolerância ao sulfato ferroso. Já a carboximaltose férrica é usada em pacientes adultos com intolerância ou contraindicação aos sais orais de ferro.
As anemias podem ser causadas por deficiências de vários nutrientes, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Os principais sinais e sintomas da doença são: cansaço generalizado; falta de apetite; palidez; menor disposição; e dificuldade de aprendizagem nas crianças.
O Ministério da Saúde reforça que somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios para tratamento.

Deixe uma resposta