Mês de Junho marca festejos Santos

Polo Matão abre inscrições para pedagogia via UAB-UFTM
13 de junho de 2022
Previsão do tempo nesta terça-feira (14)
14 de junho de 2022
Exibir todos

Mês de Junho marca festejos Santos

Dia 13 de Junho é Dia de Santo Antônio e de acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

O Dia de Santo Antônio é comemorado anualmente em 13 de junho, data da sua morte. Considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros, é também conhecido como “Santo Antônio Casamenteiro”, sendo que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho por ser a véspera da sua festa.

De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

O mês de junho é marcado pela tradição dos festejos juninos, mas também, pela devoção a santos como São João, São Pedro e Santo Antônio. Este último é celebrado no dia 13 de junho com orações, fogueiras e simpatias. Santo Antônio de Pádua, como também é conhecido, é acompanhado por uma legião de fiéis e carrega o status de santo casamenteiro. O Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina, assim como o Dia de São João, dia 24 e Dia de São Pedro, dia 29 de junho.

História de Santo Antônio

O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195 e morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231.

Santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano e um grande estudioso e pregador. Mais tarde entrou para a Ordem de São Francisco de Assis (Franciscana), em 1220. Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família influente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte.

Também desenvolveu um grande amor pela figura do Menino Jesus e teria recebido visões Dele enquanto estava em oração. Por isso, o santo é representado carregando-o nos braços, junto a um ramo de lírios, símbolo da castidade. A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história.

Santo dos objetos perdidos

Algumas pessoas recorrem a São Longuinho para achar objetos perdidos, mas, o que muitos não sabem, é que também podem suplicar a Santo Antônio para ajudar na busca por esses elementos. A crença pode ter ligação com um fato ocorrido em Montpellier, na França, quando um noviço fugiu do convento, levando consigo um Saltério de Frei Antônio, no qual continha importantes anotações.

Um frade, responsável por lecionar na Ordem, rezou, copiosamente, a Santo Antônio para que as anotações fossem recuperadas e foi atendido. De acordo com a história, o noviço foi acometido por um medo inexplicável ao ponto de ver o demônio a sua frente. Diante do ocorrido, ele resolveu voltar ao convento, devolvendo o Saltério de Frei Antônio e anotações, além de pedir perdão a Santo Antônio pelo ato.

Milagres de Santo Antônio

Santo Antônio fez vários milagres em vida e um dos mais famosos é o da pregação aos peixes. Quando o santo estava na Itália, se dirigiu à cidade de Rimini para evangelizar os hereges. Como não foi ouvido, passou a falar da palavra de Deus para os peixes que prontamente apareceram com as cabeças fora d’água.

Também quando fez um sermão sobre a presença de Cristo na eucaristia, um homem, dono de um burro de carga, se pôs a burlar do santo. Este o desafiou pedindo que trouxesse o animal e que ele saberia reconhecer quem estaria contido na hóstia.

Imediatamente, trouxeram o burro e puseram um pouco de capim para que fosse atraído pelo alimento. Quando Santo Antônio mostrou-lhe a hóstia, o animal imediatamente se ajoelhou, fazendo uma reverência ao sacramento.

Oração a Santo Antônio

Existem muitas orações a Santo Antônio, a maior parte delas ligadas ao fato de Santo Antônio ser conhecido como o “Santo Casamenteiro”.

“Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios.

Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos.

Faz que eu seja realista, confiante, digno(a) e alegre.

Que eu encontre um(a) namorado(a), que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável.

Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social.

Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas.

Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja”.

Deixe uma resposta