Matão inicia agendamento da 4ª dose para imunossuprimidos

Masp terá mostra dedicada à obra de Abdias do Nascimento
24 de fevereiro de 2022
Morre Paulinha Abelha, vocalista grupo Calcinha Preta
24 de fevereiro de 2022
Exibir todos

Matão inicia agendamento da 4ª dose para imunossuprimidos

A Secretaria da Saúde de Matão inicia o novo cronograma da vacinação contra a Covid-19. A partir desta terça-feira (22), todas as Unidades de Saúde Básica (UBS’s) e do Estratégia Saúde da Família (ESF’s) iniciam o agendamento para aplicação da quarta dose, em pessoas imunossuprimidas . Nesta nova fase, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), deverão ser imunizadas todas as pessoas que tomaram a dose reforço, no mínimo, há 4 meses.

“Em Matão, a primeira dose desta vacina foi aplicada em 21 de Janeiro de 2021, e naquele dia, nossa população celebrava a data com grande expectativa. Após pouco mais de um ano, continuo a insistir que todas as fases devem ser desejadas como naquele tempo, pois a vacina continua sendo a principal forma de proteção das nossas vidas. Mesmo imunizados, ainda enfrentamos esta doença que ceifou a vida de milhares de brasileiros, entre eles, mais de 200 matonenses. Peço que não deixem de se vacinar, pois a gravidade de vírus ainda é de grandes proporções”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

Pacientes imunossuprimidos são aqueles que têm o enfraquecimento do sistema imunológico e que fazem tratamento para doenças autoimunes. Se enquadram nestes perfis, indivíduos com as seguintes condições:

  • Imunodeficiência primária grave
  • Quimioterapia para câncer
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids
  • Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)
  • Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
  • Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Segundo o secretário da Saúde, Ademir de Souza, o município segue a mesma logística como nas fases anteriores, sendo necessário o agendamento prévio na Unidade de Saúde referente a regão de cada morador. “Caso não tenha mudado de bairro, recomendamos que a população procure o mesmo local onde recebeu as vacinadas anteriores. Também ressaltamos que, independente do imunizante aplicado, este intervalo entre a dose reforço será respeitado, ou seja, este grupo deve ter recebido a 3ª dose como imunossuprimidos há quatro meses”, explicou.

Outra recomendação é que todas as pessoas, no momento da vacinação, apresentem o documento de identificação com foto e cartão de vacina.

Deixe uma resposta