Lei Torna Obrigatório Incluir Dados Raciais Em Documentos Trabalhistas

Piso da enfermagem: Congresso aprova projeto para viabilizar pagamento
27 de abril de 2023
Índice de Confiança do Consumidor se ostra mais confiante em abril
27 de abril de 2023
Exibir todos

Lei Torna Obrigatório Incluir Dados Raciais Em Documentos Trabalhistas

Informações podem auxiliar na implementação de políticas públicas

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou lei que foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, dia 24, que obriga empregadores a incluir um campo para identificação étnico-racial em documentos trabalhistas .
A Lei nº 14.553, de 20 de abril de 2023, tem como fim determinar procedimentos e critérios de coleta de informações relativas à distribuição dos segmentos étnicos e raciais no mercado de trabalho.
Segundo o ato, os empregadores passam a ter a obrigação de incluir campos para identificação étnico-racial em documentos e registros trabalhistas, com utilização do critério da autoclassificação em grupos previamente delimitados.
De acordo com a nova norma, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá realizar um censo, a cada cinco anos, para identificar a participação de cada grupo étnico-racial empregado no setor público.
Os documentos que deverão conter o campo para a identificação étnico-racial são:
*Formulários de admissão e demissão no emprego,
*Formulários de acidente de trabalho,
*Instrumentos de registro do Sine, ou de estrutura que venha a suceder-lhe em suas finalidades,
*Rais (Relação Anual de Informações Sociais),
*Documentos, inclusive os disponibilizados em meio eletrônico, destinados à inscrição de segurados e dependentes no Regime Geral de Previdência Social,
*Questionários de pesquisas a termo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou por órgão ou entidade posteriormente de atribuições imputadas a essa autarquia.
Fonte: EBC

Os comentários estão encerrados.