INSS alerta: Atenção para os golpes de bloqueio de pagamentos

Ouvidoria de Matão completa primeiro ano com mais de 2 mil registros e excelentes resultados
10 de agosto de 2022
UNESP abre concurso público
10 de agosto de 2022
Exibir todos

INSS alerta: Atenção para os golpes de bloqueio de pagamentos

Golpistas solicitam Dados e enviam links, principalmente, por meio de mensagens. INSS não realiza esse procedimento.

Criminosos estão pedindo dados pessoais de segurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aplicar golpes. Eles se passam por servidores e informam que a vítima deve enviar documentos para evitar o bloqueio dos pagamentos. O INSS, porém, alerta para o golpe e afirma que o instituto não realiza esse tipo de prática.
As abordagens acontecem por carta, e-mail, ligação e mensagem via WhatsApp ou SMS. Em alguns casos, os criminosos enviam links para que o segurado realize a biometria facial.
A advogada especialista em direito digital Eduarda Chaves ressalta que o primeiro passo para evitar cair em golpes como esse é saber que o INSS não faz nenhum tipo de ligação para o segurado. Ela reitera que todos os atendimentos são feitos mediante ligações realizadas pelo próprio segurado até a central, do site ou até presencialmente. O método mais correto de evitar cair nesses golpes é que, se alguém entrar em contato, o titular dos dados faça a dupla checagem. Antes de oferecer qualquer informação, ele aja de alguma maneira para ter a certeza de que está tratando com alguém oficialmente da seguradora, ou ainda, dirigir-se ate uma sede do instituto mais próxima de sua residência. Um posto de atendimento do INSS, por exemplo.
O INSS divulgou nota com outras precauções, lembrando que nunca pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem, e que a biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
O INSS mediante nota, explicou que o canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links, apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
Se por ventura aogum beneficiário cair nesse tipo de golpe, a primeira medida cabível é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Na maioria das vezes, esse boletim pode ser feito até de forma on-line. E fornecer o máximo possível de informações para que a autoridade policial consiga investigar e pelo menos tentar chegar à autoria do golpe.
Cabe orientar ainda que uma vez identificadas as pessoas por trás do crime, é possível solicitar que os valores perdidos sejam ressarcidos. Segundo a advogada, tal solicitação pode ser feita dentro do próprio procedimento criminal ou também com uma ação autônoma de indenização.
O INSS também lembra que a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até dezembro de 2022 e, até lá, nenhum benefício será suspenso.

Fonte: INSS

Deixe uma resposta