Novas medidas estão previstas par 2022
O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), terá um “documento-mãe” que norteará os regulamentos a serem feitos pelo órgão. O novo modelo regulatório está sendo desenvolvido há 15 meses e passou por um processo de consulta pública que teve 1.200 contribuições, sendo que 500 delas foram acatadas pelo Inmetro.
A informação foi dada pelo presidente do instituto, Marcos Heleno Guerson em entrevista ao programa Brasil em Pauta, exibida no domingo, (7), na Tv Brasil. De acordo com Guerson, o documento deverá ser publicado entre os meses de novembro e dezembro deste ano. “Teremos princípios e diretrizes há cumprir e isso foi acordado com o próprio setor produtivo”, disse o presidente do Inmetro.
Para 2022, Guerson disse que trabalha com a proposição de uma Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade, que deve ser apresentada em abril ao Ministério da Economia.
Durante a entrevista, o presidente do Inmetro falou sobre a importância do órgão, que conta com 55 laboratórios de pesquisa nos setores de nanotecnologia, microscopia, entre outros. Ele destacou que o Inmetro trabalha em parceria com o setor privado por meio de empresas que são monitoradas pelo instituto.
Segundo Guerson, o Inmetro, assim como os demais órgãos certificadores, é reconhecido no mundo todo e por isso o instituto atende a normas internacionais de boas práticas. “Um brinquedo brasileiro que vai ser vendido , por exemplo, nos Estados Unidos, ele vai ter o selo do Inmetro de qualquer jeito, ele vai ser reconhecido mundialmente como um selo de qualidade”, disse.
Redação : Eliana Saraiva, com informações da TV Brasil .