“Hoje é Dia”: semana lembra forró e pessoas com deficiência visual

Verstappen ultrapassa Hamilton na última volta em Abu Dhabi e é campeão da F1
12 de dezembro de 2021
Previsão do tempo para esta segunda-feira (13)
13 de dezembro de 2021
Exibir todos

“Hoje é Dia”: semana lembra forró e pessoas com deficiência visual

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, publicou no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (05/11), o Aviso de Tramitação da proposta de registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

O “Hoje é Dia” da semana entre 12 e 18 de dezembro traz datas ligadas à cultura nacional, como o Dia do Forró (13), e homenageia profissionais como os arquitetos e urbanistas (15) e museólogos (18). Também são lembrados, no dia 13 de dezembro, os 15 anos da assinatura da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, o Dia do Deficiente Visual e o Dia do Marinheiro.

A poucos dias da data reservada no calendário para celebrar o forró, este ritmo musical foi declarado patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) . Com um ritmo único e cativante, o forró é de origem nordestina e carrega fortes traços da população e cultura do Nordeste, seja por meio das letras de suas músicas quanto na melodia característica.

O programa Em Dança, exibido pela TV Brasil, dedicou um episódio inteiro ao forró, contando a história do ritmo e suas variações. E um dos maiores nomes do forró é Luiz Gonzaga, que recebeu o título de Rei do Baião. Nascido em 13 de dezembro de 1912, em Exu, no sertão de Pernambuco, Luiz Gonzaga levou o forró para todo Brasil e popularizou esse estilo de música. Por isso, o Dia Nacional do Forró é comemorado no dia 13 de dezembro de cada ano, em homenagem ao nascimento dessa lenda.

Arquitetura

Seguindo esse mesmo raciocínio, o Dia do Arquiteto e do Urbanista é comemorado no dia 15 de dezembro por causa de Oscar Niemeyer, que nasceu nesta data. O arquiteto, que tinha como marca o concreto armado e a curva, faleceu em 2012, mas deixou em todo o mundo obras que fazem parte da vida de muitas pessoas.

O Dia do Arquiteto e do Urbanista lembra a importância desses profissionais para a rotina de cada pessoa, por meio do planejamento das cidades brasileiras. A data começou a ser celebrada em todo o Brasil a partir de 2018, quando foi criada por lei. Desse modo, a data visa celebrar o ofício de profissionais que auxiliam na edificação urbana e que deixam o cotidiano mais bonito.

Pessoas com deficiência

Em data instituída pelo então presidente Jânio Quadros em 1961, o Dia do Deficiente Visual, celebrado em 13 de dezembro, tem como intuito combater o preconceito e a discriminação. De acordo com dados de 2010 do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,5 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência visual.

São pessoas como o atleta, jornalista e youtuber Marcos Lima, e o humorista Jeffinho, que são cegos e compartilham com seus seguidores suas histórias e experiências. O Programa Especial, da TV Brasil, mostrou, em 2014, como as pessoas que tem deficiência visual estão conquistando sua independência, e como isso é importante para a qualidade de vida delas.

Neste ano, a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência completa 15 anos. O texto foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 13 de dezembro de 2006, e promulgado no Brasil em 25 de agosto de 2009, como norma jurídica interna. Essa convenção reconhece e garante direitos das pessoas com deficiência e proíbe a discriminação em todos os aspectos da vida delas.

Na Rádio MEC, o quadro Atitude Inclusão, que foi ao ar pelo programa Todas as Vozes, é voltado para as questões das pessoas com deficiência e sua inclusão social. Entre eles, os procedimentos para que passageiros deficientes visuais viajem de avião com segurança, a questão da violência contra a mulher com deficiência, a acessibilidade nos transportes públicos, entre outros.

Ainda no dia 13 de dezembro, é comemorado o Dia do Manheiro, mais uma data que surgiu por conta de uma figura importante: o almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, que nasceu neste dia. Ele é considerado o Patrono da Marinha.

Na semana, ainda lembramos os 200 anos de nascimento do escritor francês Gustave Flaubert, no dia 12, os dez anos da morte do carnavalesco Joãozinho Trinta, no dia 17, e o Dia Nacional do Museólogo, no dia 18. Para o dia, uma boa pedida é navegar pelos episódios da série Conhecendo Museus, da TV Brasil, que passeia por alguns dos principais museus do país.

Redação: Eliana Saraiva, com informações do Iphan .

Deixe uma resposta