Governo de SP vai aplicar dose adicional contra COVID-19 em idosos e imunossuprimidos entre 6 de setembro e 10 de outubro

Negro tem 2,6 vezes mais chances de ser assassinado no Brasil
1 de setembro de 2021
Feriado de 7 de Setembro terá comércio de portas abertas em Matão
2 de setembro de 2021
Exibir todos

Governo de SP vai aplicar dose adicional contra COVID-19 em idosos e imunossuprimidos entre 6 de setembro e 10 de outubro

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Calendário do Plano Estadual de Imunização terá escalonamento por faixas etárias e a previsão é que 7,2 milhões de pessoas destes grupos recebam dose de reforço no decorrer da campanha

O Governador João Doria apresentou nesta quarta-feira (1) o calendário de aplicação da dose adicional de vacinas contra COVID-19 nos idosos e adultos imunossuprimidos, que começam a receber o imunizante na próxima segunda-feira (6). Ao todo, 7,2 milhões de pessoas poderão ter a dose de reforço no decorrer da campanha, sendo 1 milhão destes alcançados já nesta primeira fase que vai até 10 de outubro.

“A vacinação de quem tem entre 60 e 69 anos é um diferencial do Estado de São Paulo e uma decisão do Governo de São Paulo fundamentada na decisão do nosso Comitê Científico. Diferentemente daquilo que o Governo Federal decidiu, acima de 70 anos, São Paulo decidiu fazer essa dose adicional para pessoas acima de 60 anos”, afirmou Doria.

Esta primeira fase, que começa no dia 6, é focada na imunização de quem tem 60 anos ou mais e que tomou a segunda dose há mais de seis meses, ou seja, em fevereiro e março. Além disso, serão imunizados imunossuprimidos, a partir de 18 anos. Os dois públicos desta fase somam 1 milhão de pessoas.

Os grupos serão escalonados por faixas etárias e priorização dos mais velhos. Neste mês de setembro, entre os dias 6 e 12, receberão a dose adicional quem tem 90 anos ou mais, totalizando 148,7 mil pessoas. Dando sequência ao reforço da vacinação, entre 13 e 19 de setembro, serão alcançados mais 231,7 mil idosos na faixa etária de 85 a 89 anos.

Entre os dias 20 e 26, as doses estarão disponíveis para os que têm de 80 a 84 anos. Também estão inclusos neste período os adultos imunossuprimidos, como pacientes em tratamento de hemodiálise, quimioterapia, Aids, transplantados, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão. Neste caso, a dose adicional será aplicada pelo menos 28 dias após a data da conclusão do esquema vacinal, seja pela segunda dose (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) ou por dose única (Janssen). Juntos, estes grupos totalizam 280 mil pessoas.

A partir do dia 27, até 3 de outubro, serão contempladas 242,8 mil pessoas na faixa de 70 a 79 anos. Concluindo esta fase ainda no mês de outubro, serão alcançados os idosos de 60 a 69 anos entre os dias 4 e 10, totalizando mais 103,9 mil imunizados.

“Queremos deixar a população mis vulnerável em segurança. Essa é uma estratégia que foi alinhada com o Comitê Científico e discutida no Plano Estadual de Imunização, para que a gente possa, frente à variante Delta, ter essa segurança que essa população receberá a dose adicional”, destaca a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

No total são 7,2 milhões de pessoas que tomaram suas vacinas em momentos diferentes da campanha, e receberão suas doses adicionais quando completarem os intervalos de tempo mínimos após a segunda dose ou conclusão do esquema vacinal – de pelo menos seis meses para quem tem 60 anos ou mais, e ao menos 28 dias para os adultos com imunossupressão.

A decisão de São Paulo de incluir o grupo de 60 a 69 anos foi embasada em recomendação do Comitê Científico após análise de trabalhos e as experiências ao redor do mundo dos indicadores da pandemia, especialmente entre idosos, que ainda figuram entre as principais vítimas fatais da COVID-19. Embora representem atualmente 15,2% do total de casos na pandemia, eles prevalecem entre aqueles que desenvolvem quadros graves e evoluem à óbito, com 66,76% do total. A maior proporção de óbitos afeta justamente na faixa etária de 60 a 69, com 24,3% do total geral.

Fonte: Governo de São Paulo

Situação em Matão

Prefeitura convoca profissionais da Educação para tomar segunda dose das vacinas

A Secretaria da Saúde informa que nesta quinta-feira (02), das 15h00 às 19h00 e na sexta-feira (03), das 15h00 às 18h00, estará aplicando a segunda dose das vacinas nos profissionais da Educação. Desta vez, este público deverá comparecer ao Centro de Saúde II (Posto do Centro), localizado Av. 28 de Agosto, no Centro.

💉Receberão o imunizante os profissionais de 45 e 46 que tomaram a vacina AstraZeneca e os profissionais e 18 a 44 anos que tomaram a vacina Pfizer.

Além disso, continuam os atendimentos e agendamentos das 8h00 às 17h00, em todas as Unidades de Saúde de Matão para outros públicos.

Nesta semana o cronograma imunização será para o seguinte público:

QUINTA-FEIRA (02/09) E SEXTA-FEIRA (03/09)

💉Aplicação da segunda dose (AstraZeneca) – pessoas com comorbidades de 18 a 29 anos

SEXTA-FEIRA (03/09)

💉Aplicação da segunda dose (CoronaVac) – pessoas com comorbidades de 25 a 29 anos

ADOLESCENTES E JOVENS DE 12 A 17 ANOS

Também continuam sendo convocados adolescentes e jovens com idades entre 12 a 17 anos. Para fazer o agendamento, basta entrar em contato ou comparecer na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Aqueles que já providenciaram o agendamento, em breve, receberão uma ligação dos profissionais que informam o dia e o horário da imunização.

Já a imunização dos adolescentes com idades entre 12 a 14 anos será iniciada a partir de 08 de setembro.

PRÉ-CADASTRO NO SITE

Para facilitar o processo de agendamento das pessoas aptas a tomarem a vacina contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde solicita à população entre 12 e 17 anos que realize o pré-cadastro, através do site: www.vacinaja.sp.gov.br .

Mesmo não sendo obrigatório o pré-cadastro, com os dados e informações antecipadas, as Unidades de Saúde conseguem organizar melhor as datas de vacinação, a fim de evitar aglomerações.

Lembrando que o pré-cadastro não é agendamento. O público priorizado a receber a primeira dose, ao se cadastrar no site, também deve ligar ou comparecer nas Unidades de Saúde mais próxima de sua residência para agendar a vacina.

Deixe uma resposta