Após a confirmação de dois casos da variante Ômicron no estado, o Governo de SP solicitou um novo parecer ao Comitê Científico de SP para avaliar o cancelamento da flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos no território paulista. O parecer deve ficar pronto na próxima semana.
Na terça-feira, 30 de novembro, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo confirmou os dois primeiros casos importados da nova variante Ômicron do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil. A confirmação foi feita após sequenciamento genético no laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, com qualidade já avaliada e atestada pelo Instituto Adolfo Lutz do Governo de SP.
O exame inicial (PCR) foi realizado no dia 25 de novembro e os dois pacientes apresentavam sintomas leves na ocasião. Diante do diagnóstico positivo, o casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar. Ambos estão sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo, juntamente com seus respectivos familiares.
Redação Eliana Saraiva , com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo