Governador Rodrigo Garcia apresenta “Detecta Móvel” em viaturas da Polícia Militar

Sustentabilidade: Apoio à reciclagem poderá gerar desconto no Imposto de Renda
24 de agosto de 2022
Terapia Ocupacional: livro reúne 41 autores em 17 capítulos sobre áreas possíveis de intervenção
25 de agosto de 2022
Exibir todos

Governador Rodrigo Garcia apresenta “Detecta Móvel” em viaturas da Polícia Militar

Instalação de câmeras inteligente favorece a identificação de criminosos e veículos roubados

O governador Rodrigo Garcia apresentou na quarta-feira (24) o programa Detecta Móvel, responsável por instalar, nas viaturas da Polícia Militar, câmeras inteligentes que irão identificar um carro roubado por meio de leitura rápida de placas, por exemplo. O sistema já foi instalado em dez viaturas que passaram por teste e agora foi iniciado o processo de licitação para a contratação de três mil novas câmeras.
Rodrigo Garcia disse que a guerra contra o crime é permanente. Todos os dias requer novos mecanismos para aperfeiçoar os sistemas de inteligência da Polícia e de esclarecimento de crimes para que todos os munícipes possam ter, cada vez mais, uma segurança pública eficaz no Estado de São Paulo.
De acordo com Garcia as câmeras terão a capacidade de reconhecer e alertar o policial caso um veículo roubado ou furtado esteja circulando. Elas serão conectadas à internet com acesso ao banco de dados do Detecta, onde constam informações de veículos de interesse de segurança pública.
A licitação deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) entre 5 e 9 de setembro deste ano, na modalidade de pregão eletrônico. O Governo de SP vai investir R$ 5,4 milhões para a contratação do serviço. A previsão é que o sistema já esteja em funcionamento no início do próximo ano.
Detecta
O Detecta é o maior big data de informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo. O sistema integra bancos de dados das polícias e imagens de câmeras de diversos órgãos que podem ser acessados por todas as unidades policiais do Estado, melhorando a atuação das polícias no combate ao crime.
Estão integrados ao Detecta os bancos de dados do Registro Digital de Ocorrência (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da PM (SIOPM – 190) e Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.
Atualmente, há 8,4 mil leitores de placas em pelo menos 4,4 mil pontos de todo o Estado de São Paulo.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Deixe uma resposta