Fundação Oswaldo Cruz alerta sobre vacina e ingestão de bebida alcoólica

H3N2: nova mutação do vírus Influenza causa surtos de gripe pelo Brasil
28 de dezembro de 2021
Prefeitura investe em caminhão toco para ampliar serviços de reparos de iluminação pública
28 de dezembro de 2021
Exibir todos

Fundação Oswaldo Cruz alerta sobre vacina e ingestão de bebida alcoólica

Imagem ilustrativa

Moderação é sempre pertinente

A partir do momento em que a população começou a se imunizar contra o coronavírus, sempre ocorreu a seguinte pergunta: pode beber depois de tomar a vacina contra Covid-19?

No mês de maio de 2021, a Fundação Oswaldo Cruz informou, por meio de nota, que “não foi identificada nenhuma interação entre a vacina e o consumo de bebidas alcoólicas nos estudos clínicos já realizados com a vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Por não ser uma avaliação prevista nas pesquisas, não há qualquer informação sobre essa interação na bula da vacina”.  

Atualmente, com chegada das festas de final de ano, especialistas já conseguem trazer respostas mais pontuais para esse tipo de pergunta. A infectologista Ana Helena Germoglio disse, nesta segunda-feira (27), que beber moderadamente depois de tomar a vacina não causa nenhum problema. 

De acordo com ela, é preciso moderação. “As pessoas que têm gestão crônica de álcool vão ter uma resposta à vacina contra a Covid-19 ou a qualquer outra vacina aquém do desejado. Isso porque eles têm uma verdadeira redução da atividade do sistema imune. Mas, para as pessoas que ingerem álcool com moderação, que bebem socialmente, não tem problema nenhum. Pode, inclusive, beber álcool no dia da vacinação”, explica.

O epidemiologista da Sala de Situação em Saúde da Universidade de Brasília (UnB), Mauro Sanchez, também reforça os prejuízos do consumo excessivo de álcool. “Se você abusa de álcool – principalmente se esse abuso acontece durante um período prolongado – isso pode causar imunossupressão, o que afeta biologicamente o organismo. O que se deve ter é o bom senso de não abusar de bebida alcoólica, como sempre deve ser feito”, recomenda. 

Recomendações pós-vacina contra Covid-19

A diretora da SBIm, Flávia Bravo, explica que após tomar a vacina contra a Covid-19, não é necessário fazer repouso ou evitar pegar peso. No entanto, é preciso ter atenção caso apareçam efeitos adversos. “É preciso respeitar se tiver algum evento adverso, como por exemplo, se tiver febre, se tiver mal-estar; tratar os sintomas. A mesma recomendação vale para quem tem comorbidade: dedicar atenção e o cuidado específico à sua comorbidade”, explica. 

Além disso, os cuidados contra o coronavírus devem continuar mesmo após a vacinação, já que nenhum imunizante é 100% eficaz e, portanto, parte das pessoas vacinadas ainda são capazes de se contaminar e transmitir o vírus, de acordo com Flávia Bravo.

Redação: Eliana Saraiva, com informações da Radio Nacional

Deixe uma resposta