Escola Sesi recebe o nome do empresário “João Carlos Marchesan”

Mais de 9 mil candidatos disputam uma vaga de deputado federal nas eleições de outubro
16 de agosto de 2022
Capacidade instalada da energia eólica no Brasil pode abastecer 28,8 milhões de residências por mês
16 de agosto de 2022
Exibir todos

Escola Sesi recebe o nome do empresário “João Carlos Marchesan”

Foto: AIP

Na tarde de quinta-feira (11), aconteceu a cerimônia de nomeação da Escola Sesi Matão, que recebe o nome do empresário matonense “João Carlos Marchesan”. Além do prefeito, participaram do evento autoridades locais, familiares, representantes do Ciesp, Fiesp, Senai e Sesi. Também esteve na solenidade Josué Christiano Gomes da Silva, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI). O Centro de Atividades, desde sua inauguração, mantém o nome de ‘Professor Azor Silveira Leite’.

A unidade de Matão, localizada no Jardim Paraíso, possui um grande complexo composto por quatro prédios, 17 salas de aula, e mais um laboratório de informática e outro de Física e Química. Também há biblioteca escolar com acervo atualizado, sala multidisciplinar, pátio com jogos, quadra poliesportiva coberta, playground e jardim sensorial. Considerada referência, atualmente 654 alunos são atendidos no Ensino Básico (Fundamental e Médio), sendo a maioria destes estudantes filhos de trabalhadores da indústria local.

Após uma breve visita às instalações do Laboratório de Informática Educacional (LIE) e no Laboratório de Mídias e Tecnologias, o primeiro do Sesi no estado, os convidados foram recebidos pelos alunos dos cursos de programação e robótica, dedicado gratuitamente a toda à comunidade local. Neste curso, os estudantes de 8 a 15 anos, aprendem conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. Na sequência houve uma apresentação de um coral de alunos do Ensino Fundamental e demais homenagens ao patrono foram prestadas.

Em seu discurso, além enaltecer a escolha do patrono, o presidente do Sesi e Fiesp reconheceu a necessidade de ampliar a unidade escolar de Matão, devido a alta concorrência de vagas. “Esta homenagem em vida foi mais que justa, pois o João e sua família sempre contribuíram na prosperidade e desenvolvimento da cidade. Quanto à escola, são aproximadamente entre 3 e 4 candidatos para cada vaga disponível. Então podemos, com segurança, fazer um plano de ampliação, pois existe a demanda educacional e a indústria para empregar estes jovens”, salientou.

João Carlos Marchesan é líder e empreendedor de uma das maiores e mais modernas fábricas de Máquinas e Implementos Agrícolas da América Latina, a Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas “Tatu S/A”, localizada em Matão. Formado em Administração de Empresas, ainda possui diversas outras atribuições. Destaca-se suas atuações como ex-presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ/SINDIMAQ, sendo atualmente o primeiro vice-Presidente; Diretor do Departamento de Ação Regional – DEPAR da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Vice-presidente da FIESP e Conselheiro do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Presidente Executivo e do Conselho do Hospital Carlos Fernando Malzoni.

“Agradeço o reconhecimento e as honrarias, mas foi devido ao potencial desta cidade que, na época, a indústria matonense se esforçou para criar o Ciesp e, depois, em 1996, conquistar o Sesi. Estou emocionado, pois hoje vejo a garantia do futuro destas crianças que começam a conhecer e fazer parte da realidade da indústria 4.0., utilizando óculos de realidade virtual. Esta proposta de integração entre o Ensino Básico e Tecnológico é fundamental e nossos esforços continuam nesta evolução”, frisou João.

Fonte: AIP

Deixe uma resposta