Enem 2022: o que pode e o que não pode no dia da prova

Velório da cantora Gal Costa acontece na Alesp nesta sexta-feira, 11, das 9h às 15h
11 de novembro de 2022
Paróquia de São Lourenço Turvo realiza Show de Prêmios neste sábado, 12
11 de novembro de 2022
Exibir todos

Enem 2022: o que pode e o que não pode no dia da prova

Separar documento e caneta preta e sair de casa com antecedência são dicas importantes

Mais de 3,3 milhões de brasileiros são esperados para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022, que começa a ser aplicado no domingo (13). O número de estudantes inscritos é 10% maior em relação a 2021, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No primeiro domingo, os candidatos fazem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo (20), respondem questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Dada à importância nacional para quem deseja ingressar no ensino superior, o teste segue regras rigorosas. Para evitar contratempos, é recomendado que os estudantes cheguem com antecedência ao local de prova. Uma das primeiras medidas é verificar o endereço disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.
O estudante deve se planejar como será feito o deslocamento, se vai ser de transporte coletivo, por meio de transporte individual, por meio de aplicativos. É preciso comparecer ao local de prova com antecedência, por isso o estudante deve ter a noção de como estará o trânsito no dia da prova, e comparecer ao local com até uma hora de antecedência.
Obrigatório levar
Na chegada ao local de prova, o estudante deve apresentar obrigatoriamente documento de identificação com foto, caneta esferográfica na cor preta. Além de preta, a caneta deve ter material transparente; é ideal ter mais de uma, pois não é possível pedir emprestado durante o exame.
O participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas sem a máscara de proteção contra a Covid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso do item em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.
O Inep, responsável pela aplicação do Enem, definiu alguns itens “aconselháveis” para se ter durante as provas. Um deles é o cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante, de modo a comprovar a participação e o local de prova.
Para quem trabalha no dia da prova, é possível imprimir uma declaração de comparecimento na Página do Participante, a qual deve ser entregue e preenchida pelo aplicador responsável pela sala do candidato. O documento serve como licença para o trabalho.
É interessante que o aluno leve uma garrafa de água, lembrando que a garrafa também tem quer ser transparente. É aconselhável também levar uma barra de cereal ou chocolate. Importante destacar que tudo ser acondicionado em embalagem transparente para que o fiscal tenha clareza no ato da fiscalização.
Não levar no dia da prova
Antes de entrar na sala, os estudantes receberão um envelope porta-objetos, onde deverão guardar tudo que não é permitido na hora da prova. Eletrônicos, inclusive celulares, devem ser desligados antes de guardados. Relógio, óculos escuros, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens também são proibidos. A Declaração de Comparecimento impressa também deve ficar no envelope. Esse envelope deve ser fechado, lacrado e guardado até o fim da aplicação.
Dias que antecedem o Enem
Especialistas em educação recomendam evitar sobrecarrega de conteúdos que ainda não viram nos últimos dias antes das provas. É importante fazer uma revisão dos principais assuntos durante a semana, mas não na véspera do exame. Também em data que antecede os exames lembrar que é preciso desacelerar e descansar. É importante que o aluno de uma revisada o conteúdo a durante a semana que antecede a prova para buscar soluções, pesquise um vídeo na internet, consulte um professor de confiança, amigos, de aquela última revisada, mas não faça isso no dia que antecede a prova.
A estudante Maria Clara Rodrigues vai participar do exame pela segunda vez, e conta que, além da rotina de estudos, a realização de simulados ajuda a garantir a sensação de segurança. Nessa reta final é importante se preparar, fazer revisões e pesquisar sobre os assuntos que podem vir a ser temas da redação, bem como refazer simulados e as provas do Enem.
Novidade na aplicação
Pela primeira vez, o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.

O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal – capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

Fonte: INEP

Deixe uma resposta