Duda Salabert é a 1ª transexual eleita deputada federal por Minas Gerais

Zema, Governador reeleito de Minas, e Rodrigo Garcia, que não se reelegeu para os próximos quatro anos, declaram apoio à Bolsonaro no segundo turno
5 de outubro de 2022
Ciro: “Não aceitarei qualquer cargo em eventual futuro governo”
5 de outubro de 2022
Exibir todos

Duda Salabert é a 1ª transexual eleita deputada federal por Minas Gerais

Foto: Divulgação

Duda recebeu a terceira maior votação no estado

A partir de 2023, Minas terá uma deputada federal trans pela primeira vez na história. Duda Salabert (PDT) foi eleita com 208.265 votos e é a terceira candidata mais votada em Minas Gerais.
Em 2020, a professora de literatura foi a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte e recebeu 11,9% dos votos.
Outra candidata trans eleita no domingo (2) foi Erika Hilton (PSOL-SP). A travesti – como ela mesma se define – foi a vereadora mais bem votada do Brasil em 2020 e, novamente, conquistou alta adesão nas urnas: 256.902 eleitores paulistas votaram na parlamentar nesse 2 de outubro.
Duda Salabert
Natural de Belo Horizonte, nascida em 1981, Duda Salabert Rosa é professora de literatura há 20 anos, dedicando sua atuação pedagógica na educação popular e na rede privada de ensino. Na esfera da educação popular, idealizou e coordena em BH a Transvest, projeto educacional que oferece cursos gratuitos de pré-vestibular para transexuais e travestis. Vegana há oito anos, Duda sonha com uma sociedade ecocêntrica, que tenha políticas públicas voltadas para a educação ambiental, a redução dos agrotóxicos e a diminuição de impostos sobre frutas, legumes, verduras e produtos orgânicos.
Casada e mãe da Sol, foi a primeira transexual do Brasil a efetivar o direto à licença-maternidade por 120 dias pelo INSS e a disputar o cargo de senadora e, mesmo não tendo sido eleita, recebeu mais de 351 mil votos – fato que a colocou como a quarta mulher mais votada da história das eleições de Minas Gerais. Eleita para seu primeiro mandato pelo PDT, Duda Salabert bateu recorde de votos na Câmara Municipal de Belo Horizonte, contando com 37.613 eleitores.
Fonte: Correio de Minas Gerais

Deixe uma resposta