Dramatúrgico Zé Celso Martinez segue internado

Matão sedia a 3ª Etapa de Atletismo do 19º Circuito Regional Especial de Esportes
26 de junho de 2023
Prefeitura de Araraquara anuncia horário especial para Copa do Mundo Feminina
5 de julho de 2023
Exibir todos

Dramatúrgico Zé Celso Martinez segue internado

Roupa pegou fogo e Zé Celso teve 40% de seu corpo queimado durante incêndio. Vizinhos tentaram socorrer o dramaturgo, que sofreu queimaduras nos membros superiores, inferiores e no rosto

O diretor de teatro e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, 86 anos, está internado em São Paulo. O apartamento onde ele reside com seu marido, o ator, Marcelo Drummond, 60 anos, pegou fogo na manhã de terça-feira, 4 de julho, em razão do superaquecimento de um aquecedor
Relatos de amigos dão conta de que o fogo começou no quarto de Zé Celso, que estava dormindo depois de trabalhar a noite toda.
Fernando Al Kary, residente no edifício da frente da residência do dramaturgo gravou as imagens do incêndio e relatou que o fogo se alastrou rapidamente. Segundo Kary, a guarnição do Corpo de Bombeiros agiu em tempo hábil.
O apartamento fica no último andar e é conjugado com outro. Nele moram Zé Celso e o marido e os atores Victor Rosa e Ricardo Bitencourt. Os três sofreram queimaduras ao socorrer o dramaturgo, que tem problemas de mobilidade.
José Celso está internado no Hospital das Clínicas. Ele teve queimaduras em boa parte do corpo. As outras vítimas estão em observação em uma Unidade de Pronto Atendimento por causa da inalação de fumaça e estão fora de perigo. A polícia está investigando os fatos.
Zé Celso teve queimaduras em 60% do corpo e seu estado é delicado . A médica Luciana Domschke afirmou que o estado de saúde do dramaturgo Zé Celso é grave, mas estável. Mediante boletim , também foi divulgado que ele e o marido estão com um nível alto de monóxido de carbono no sangue. Segundo assessora do Teatro Oficina, a entubação é praxe nesses casos porque as vias aéreas foram atingidas e pode haver uma inflamação que impeça a passagem do ar.
O cachorro Nagô, que também estava no local, foi levado para uma clínica veterinária anteriormente, mas recebeu alta e está com as irmãs de Zé Celso.
José Celso: De Araraquara para o Mundo
Zé Celso e Marcelo se casaram em junho deste ano, no dia 06. No entanto, os dois estão juntos há 37 anos. Assim como Celso, Marcelo Drummond também é um diretor. O casamento vai ganhar um registro em filme. O cineasta Fernando Coimbra (de “O Lobo Atrás da Porta”) foi o responsável por comandar uma equipe de oito pessoas que gravou toda a cerimônia de união do casal.
José Celso Martinez Corrêa, conhecido como Zé Celso, é diretor, ator, dramaturgo e encenador brasileiro. É natural de Araraquara-Sp, nascido em 30 de março de 1937. Aos 86 anos, o diretor é conhecido pela maneira excêntrica e ousada de montar suas peças de teatro. Iniciou a carreira como dramaturgo no final da década de 1950 com duas peças de sua autoria: “Vento Forte para Papagaio Subir” e “A Incubadeira”.
Seu trabalho, encarado às vezes como orgiástico e antropofágico,teve inicio no fim da década de 1950, e se definiu na década de 1960 quando Zé Celso liderou a importante Teatro Oficina − grupo formado quando integrava o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo , onde apresentava sua inquietude e irreverência, realizando trabalhos de caráter inovador.
O Teatro Oficina foi formado em 1958 por um grupo de estudantes da Faculdade de Direito da USP, do Largo São Francisco. Entre eles, além de Zé Celso, Amir Haddad, Renato Borghi, Fauzi Arap, Ítala Nandy, Etty Fraser e outros.
Em 1961, a companhia se estabeleceu na tradicional sede, até então do Teatro Novos Comediantes, na rua Jaceguai, na região do Bixiga, em São Paulo.Em razão do regime militar , Zé Celso foi detido em 1974 e se exilou em Portugal, retornando ao Brasil em 1979. Nesse período, o grupo ficou inativo. Ao longo da década de 1980, nos últimos anos do regime militar, o Oficina focou na realização de oficinas, leituras e eventos de pequeno porte e pesquisas para novos rumos do grupo, se afastando das grandes montagens anteriores ao exílio de Zé.
Jose Celso possui vasto currículo como dramaturgo . Seu grande legado é a sua irreverência .

Deixe uma resposta