Dólar fecha a semana em alta – o que isso impacta seu bolso?

Previsão do tempo neste sábado (02)
2 de julho de 2022
Vacinas contra a Covid-19 e Influenza são aplicadas em novos grupos
2 de julho de 2022
Exibir todos

Dólar fecha a semana em alta – o que isso impacta seu bolso?

O dólar comercial fechou essa sexta feira em R$ 5,32. É o maior valor em 5 meses. Na semana a valorização da moeda americana foi de 1,3%.

Dois fatores contribuíram para esse cenário de alta. O primeiro externo. Com a perspectiva que o Federal Reserve , o banco Central Norte-americano continue com uma política de aumento na taxa de juros buscando frear a inflação. Nessas situações a tendencia é os investidores direcionarem seus recursos para portos mais seguros, leia-se Estados Unidos. Essa migração tem como consequência a diminuição da moeda americana em circulação nos países emergentes traduzindo-se aumento de valor.

O segundo motivo foi a aprovação na quinta- feira pelo Senado da PEC que estabeleceu um estado de emergência abrindo espaço para ampliar novos auxílios sociais até 31 de dezembro. A estimativa de custos do chamado pacotão de bondades é de R$ 41,2 bilhões. O mercado vê essa medida com preocupação por enxergar a possibilidade de um grande desajuste fiscal. Dessa forma os rumos da situação fiscal no Brasil somados ao cenário externo foram os combustíveis para manter a moeda americana em alta.

Lembrando ao leitor que o dólar em alta vai além da preocupação com compras no exterior ou bilhetes aéreos. Muito mais que isso tem impacto direto no preço da gasolina, diesel e insumos para a agricultura e indústria. Ou seja tem relação direta com uma palavra que tem incomodado muito ultimamente : Inflação.

Sérgio Oliveira – Analista Econômico
Sérgio Oliveira – Analista Econômico

Deixe uma resposta