Dimas Ramalho é Cidadão Matonense

PRF faz a maior apreensão de maconha do ano em Ponta Porã
13 de junho de 2022
Mundial de Natação Paralímpica: Brasil conquista 7 medalhas no 1º dia
13 de junho de 2022
Exibir todos

Dimas Ramalho é Cidadão Matonense

Entrega de "Titulo de Cidadão Matonense", ao Sr. Dimas Ramalho Foto: Lucas Marcelino

Solenidade de outorga do título ocorreu na sexta-feira, 10, na Câmara Municipal de Matão

A Câmara Municipal de Matão realizou na última sexta-feira, 10 de junho, a Solenidade de Outorga do Título de Cidadão Matonense ao Senhor Dimas Eduardo Ramalho. Cabe destacar que a vereadora Ana Mondini, atendendo ao que determina o Decreto Legislativo nº 02 de 14 de setembro de 2021, foi a responsável pela propositura.

Na oportunidade, compuseram a mesa de trabalhos a Presidente da Casa de Leis, vereadora Ana Mondini, o Prefeito Cido Ferrari, a Promotora de Justiça do Estado de São Paulo, Excelentíssima Dra. Daniela Baldan Rein; o Ex-Deputado Estadual e Engenheiro Roberto Massafera, o Reverendíssimo Padre Braulino Giliolli e o Reverendíssimo Pastor Edson Banhato.

Participaram ainda da Extensão da Mesa de trabalhos para a referida solenidade o vereador e advogado Dr. Paulo Augusto Bernadi, o vereador Cido Motos; o presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto, o Vice Prefeito de Araraquara, Damiano Neto, o Secretário de Governo de Matão, Sebastião de Deus, o médico Dr. Celso Assumpção, a Fisioterapeuta, Dra. Sérgia Assumpção, o Cientista Político (UNESP Araraquara), Gerson Penedo e o diretor do PRODESP-Sp, Raul Vicentin.

Em sua explanação, a presidente da Casa de leis, vereadora Ana Mondini, reiterou que Dimas Ramalho é um cidadão expoente, haja vista sua trajetória de vida. Ele soma três mandatos como deputado federal pelo PPS (2003-2012) e três mandatos como deputado estadual pelo PMDB (1992-2002), sendo Araraquara o seu domicílio eleitoral.

O homenageado acumulou também experiências de gestão no Poder Executivo do Estado e do município de São Paulo. “Dimas Ramalho, enquanto Deputado, muito trabalhou por Matão, e, ainda, na Assembleia Legislativa, foi líder da bancada de seu partido, integrou a Comissão de Constituição e Justiça, a Comissão de Administração Pública e a Comissão de Fiscalização e Controle, entre outras. Fez parte também da CPI que apurou fatos relacionados à violência e à discriminação contra a mulher no mercado de trabalho; da “CPI do Crime Organizado”; e da “CPI do Narcotráfico”; portanto entendo que essa honraria é mais que merecida. É uma honra para nossa cidade” relatou a vereadora Ana Mondini.

Ao fazer uso da palavra, Dimas agradeceu a honraria recebida e destacou sua relação com Matão. Segundo ele, sua relação com Matão vem desde o tempo de Laert José Tarallo Mendes, Jayme Gimenez, João Féchio e, também, com Adauto Scardoelli. “Matão para mim sempre foi referência. Sou natural de Taquaritinga e moro em Araraquara. Portanto, minha vida sempre esteve muito ligada à Matão. Minha estreita ligação com a Terra da Saudade é desde minha juventude. Sempre prestigiei os bailes da Sorema, os festejos de Corpus Christi, dentre outros feitos. Não posso deixar de citar meu grande amigo de infância e que foi prefeito em Matão nosso querido Adauto Scardoelli. Agradeço a todos que me prestigiaram, e, sobretudo agradeço à Ana Mondini pela honraria recebida. Agora sou de direito o que eu já era de fato: Cidadão Matonense. Muito obrigado”.

Dimas Ramalho e sua trajetória de Vida

Dimas Eduardo Ramalho é natural de Taquaritinga-Sp, nascido em 13 de agosto de 1954. É Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, instituição da qual foi presidente em 2016, vice-presidente em 2015, e Corregedor em 2014. No dia 8 de novembro de 2017, recebeu o título de Cidadão Paulistano em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo.

Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo. Ingressou na carreira de promotor de Justiça em 1980 e tornou-se Procurador de Justiça em 1994. No âmbito acadêmico, é coordenador dos cursos de pós-graduação latu sensu em Direito da Uninove (Universidade Nove de Julho).

Dimas Ramalho foi Secretário de Serviços do Município de São Paulo entre 2007 e 2009, na administração de Gilberto Kassab, sendo responsável pelos setores de limpeza urbana, iluminação pública, entre outros. Também foi Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, entre 1996 e 1998, no governo de Mário Covas.

Anteriormente, ocupou as funções de Vice-Presidente da Nossa Caixa, Nosso Banco (1991-1992), foi Diretor de Projetos Especiais do Fundo de Desenvolvimento da Educação, na Secretaria de Estado da Educação (1989-1990), e de Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Esportes e Turismo (1987-1988).

É também professor de Direito Constitucional no Centro Universitário de Araraquara (Uniara), desde 1984. Licenciou-se em 2013.

Livros Publicados e Relação com a Imprensa

Dimas Ramalho é um dos autores do livro “48 Visões sobre a Corrupção”, lançado em 2016 pelo Instituto Não Aceito Corrupção. Escreveu também “Linha do Tempo”, livro de cunho intimista que reúne reflexões compartilhadas nas redes sociais.

Publicou dezenas de artigos jornalísticos e acadêmicos na imprensa nacional e em veículos especializados na área do Direito. Foi apresentador do Vitrola, na TVAra, emissora educativa aberta da região de Araraquara. O programa cultural que foi ao ar semanalmente entre 2011 e 2016 era voltado especialmente para a música. Dimas Ramalho integra, como convidado, a grade de comentaristas da bancada do Jornal da Cultura, na TV Cultura.

É casado com Andrea Ramalho, com quem tem dois filhos, Horácio Ramalho Neto e Marcelo. É filho da professora Jerssey de Paula Ferreira Ramalho e de Horácio Ramalho, advogado que foi prefeito de Taquaritinga (1986-1987) e Tenente da Revolução Constitucionalista de 1932. Agora Dimas Ramalho é também cidadão Matonense.

Redação: Eliana Saraiva e fotos de Lucas Marcelino

Deixe uma resposta