Dilma toma posse como presidente do Banco dos Brics em Xangai

Escolas municipais recebem medidas de segurança preventivas em Matão
14 de abril de 2023
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove oficinas temáticas gratuitas para auxiliar empresas na contratação de pessoas com deficiência
14 de abril de 2023
Exibir todos

Dilma toma posse como presidente do Banco dos Brics em Xangai

Ex-presidente terá mandato no banco até julho de 2025. Instituição tem como objetivo o desenvolvimento de economias emergentes

A ex-presidente da República Dilma Rousseff tomou posse como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “banco dos Brics”, nesta quinta-feira (13). O presidente Lula também participou da cerimônia de posse, feita em Xangai, na China.
Durante sua fala, Dilma ressaltou o compromisso da instituição com o desenvolvimento dos países emergentes. Para ela, assumir a presidência do NBD é, sem dúvida, uma grande oportunidade de fazer mais para os países do Brics, não somente para os seus membros, mas também para os países emergentes e em desenvolvimento.
O Presidente Lula também fez uso da palavra e destacou que o banco é resultado da união de economias emergentes. “Pela primeira vez um banco de desenvolvimento de alcance global é estabelecido sem a participação de países desenvolvidos em sua fase inicial. Livre, portanto, das amarras e condicionalidades impostas pelas instituições tradicionais às economias emergentes. E mais, com a possibilidade de financiamento de projetos em moeda local.”
Ele também ressaltou o papel do banco para que esses países tenham a quem recorrer r para financiar projetos. “Não cabe a um banco ficar asfixiando as economias dos países, como estão fazendo com Argentina, o Fundo Monetário Internacional. E como fizeram com o Brasil e com todos os países do terceiro mundo que precisaram de dinheiro”, disse. “O NBD liberta países emergentes da submissão às instituições financeiras internacionais. O banco atraiu quatro novos membros – Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai. Vários outros estão em vias de adesão, e estou certo de que a chegada de Dilma Rousseff contribuirá para isso”, afirmou.
O mandato de Dilma no banco será até julho de 2025. O nome da ex-presidente foi indicado por Lula e aprovado pelo conselho da instituição em março. Ela assume a presidência no lugar de Marcos Troyjo, que integrou a equipe econômica do ex-ministro Paulo Guedes. Ele renunciou ao cargo em março.
O BRICS
O banco do Brics foi criado em 2014 durante a cúpula do Brics, no Ceará. Ele era formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Além deles, agora também compõem a instituição Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai. A instituição tem como objetivo apoiar financeiramente projetos de desenvolvimento sustentável dos países membros e de outras economias emergentes. O banco tem sede em Xangai, na China.
Fonte: EBC

Deixe uma resposta