Dia de São Cosme e Damião: conheça a história dos santos e a oração

Setembro Amarelo: USP, Unesp e UFSCar se mobilizam para ajudar na saúde mental dos estudantes
27 de setembro de 2022
Campanha Salarial 2022: Metalúrgicos da Antoniosi fecham acordo
27 de setembro de 2022
Exibir todos

Dia de São Cosme e Damião: conheça a história dos santos e a oração

Data em homenagem aos padroeiros dos médicos e farmacêuticos é celebrada em várias religiões

O Dia de São Cosme e São Damião, celebrado em setembro, é marcado pelo sincretismo religioso, já que os santos são venerados no catolicismo, em religiões de matriz africana e tradições indígenas.
Quem foram Cosme e Damião?
Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos, considerados curandeiros – médicos na comunidade onde viviam. No século IV, época das perseguições aos cristãos comandadas pelo imperador Diocleciano, Cosme e Damião foram presos, acusados de feitiçaria. Os irmãos morreram no ano 303. Eles são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.
Celebração do dia de São Cosme e Damião
Em 1969, a religião católica alterou o dia de São Cosme e São Damião para o dia 26 de setembro para não chocar com a data que se celebra São Vicente de Paula. Mas, pela tradição, a maioria das pessoas ainda comemora no dia 27.
Cosme e Damião são santos católicos que foram médicos. Eles teriam exercido a medicina sem nunca cobrar nada, por isso são chamados de “anargiros”, ou seja, que não são comprados por dinheiro. Considerados mártires. Eles foram sentenciados à morte no início do século IV pelo imperador Diocleciano. Como são mártires, mortos por não se curvarem diante dos deuses pagãos.
Já distribuição de doces é uma prática que veio da associação que os escravos fizeram de Cosme e Damião a orixás da umbanda e do candomblé: os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã.
Oração de São Cosme e Damião
“Deus Pai de amor e bondade, pela intercessão de São Cosme e São Damião, conserve meu coração simples e sincero. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Por Cristo Nosso Senhor. Amém”.
Doces
No sincretismo religioso, os doces para Cosme e Damião são a Pipoca caramelizada, Pé de moleque, Cocada cremosa, Marshmallows, Brownie de chocolate, Paçoca, Maçã do amor, Bala de coco. Para quem deseja acender uma vela, a cor é o azul.
Fonte: Revista Escola/ Educação Uol

Deixe uma resposta