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Detran-SP avança na digitalização dos serviços e anuncia adesão ao Sistema Eletrônico de Informações – SEI

Solução online traz mais agilidade na tramitação de documentos e resulta na prestação de serviços mais eficientes aos cidadãos paulistas

O Detran-SP realizou na quarta-feira, 26, um webinar com os servidores e colaboradores da autarquia sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), ferramenta digital que será utilizada em todo o Governo Estadual para a gestão de documentos e processos. O novo modelo, que substituirá o SP Sem Papel, garantirá aos servidores maior produtividade em termos de tramitação, transparência e gestão de documentos administrativos.
A previsão é que, até do dia 12 de maio, a nova ferramenta esteja totalmente incorporada no Detran-SP, que será a primeira autarquia a utilizar a plataforma no Governo do estado.
As principais vantagens do novo sistema são a eficiência de processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais; a variedade de formatos e tamanhos de documentos compatíveis; e a tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades.
“A implantação do SEI! é um marco muito importante para a transformação digital no estado de São Paulo. O sistema traz aos usuários a segurança da informação para que todos utilizem a plataforma com tranquilidade no dia a dia”, garante Thiago Waltz, subsecretário de Serviços ao Cidadão, Tecnologia e Inovação.
Para a ambientação ao SEI, 320 servidores e colaboradores do Detran-SP participarão de treinamentos presenciais nos dias 27 e 28 de abril, e 2, 3 e 4 de maio, e de forma online com transmissões e vídeos de apoio. Serão disponibilizados também conteúdos digitais sobre o SEI na Escola de Governo do Estado de São Paulo (EGESP) e manuais com passo a passo de todas as soluções oferecidas pelo sistema.
Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, destaca os benefícios da nova plataforma. “Estamos sempre querendo melhorar os serviços do Detran-SP e a digitalização é um dos nossos focos. Com o SEI!, teremos um sistema que trará mais agilidade aos processos internos e a consequência disso é um atendimento mais eficiente ao cidadão do estado de São Paulo, com menos burocracia e mais segurança jurídica”, afirma.
A adesão de São Paulo ao SEI segue a tendência de universalidade de dados, que são fundamentais na redução da burocracia, transparência e para a qualidade das entregas.
Vantagens e benefícios do SEI!
O SEI! pode ser acessado por meio dos principais navegadores do mercado. O sistema permite, inclusive, o acesso remoto. Entre as vantagens, estão a eficiência dos processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais; a variedade de formatos e tamanhos de documentos compatíveis; o controle de nível de acesso, e a tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades.
Por meio de uma interface intuitiva, a plataforma oferece ainda funcionalidades específicas, como controle de prazos, estatísticas da unidade, tempo do processo, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, textos padrão, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, e outros.
Líder do projeto de implementação do SEI! no estado de São Paulo, Fábio Williams reforça a importância da nova ferramenta.
“É um sistema fácil e amigável e que está há muito tempo na administração pública federal e em diversos estados do país. Todos os servidores terão facilidade para saber lidar com a ferramenta. Em relação ao SP Sem Papel, ele traz novas tecnologias, funcionalidades e integrações, que ajudarão muito o cidadão, com maior rapidez na prestação de serviços na plataforma.”, destaca.
A implementação do novo sistema é fruto de um acordo de cooperação técnica formalizado pelo Estado junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, TRF-4. No estado, o SEI! é coordenado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, com operação da Prodesp.
Fonte: Detran-Sp

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