Defesa Civil Alerta: Previsão de ZCAS e muita chuva pelo Brasil

China aposenta aplicativo de monitoramento de Covid
13 de dezembro de 2022
Alunos de Psicologia da Uniara fazem análise documental sobre a violência LGBT repercutida na mídia
13 de dezembro de 2022
Exibir todos

Defesa Civil Alerta: Previsão de ZCAS e muita chuva pelo Brasil

Nesta quarta-feira(14) há condições para formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um corredor de umidade persistente comum durante a primavera/verão (ou seja, é comum durante a monção de verão da América do Sul).

A ZCAS deve durar até a próxima segunda-feira, 19 de dezembro, e ajudará a aumentar a chuva do Amazonas ao Espírito Santo, passando por Minas Gerais, Goiás, a região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e o Pará nesses dias. Essa ZCAS será organizada por um possível ciclone subtropical na costa do Espírito Santo, que se formará ainda na quarta(14) e se originará a partir da frente fria que vai para o alto mar, além disso, a ZCAS será reforçada pela segunda frente fria que passará um pouco afastada da costa do Brasil, entre os dias 17 e 19 de dezembro.

Diante deste cenário , a Defesa Civil do Estado de São emite aviso de alerta de Risco Meteorológico nas regiões de São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Araraquara, que inclui Matão, Dobrada e São Lourenço Turvo, alerta o coordenador da Defesa Civil, Luciano Gonçalves Leite.
A Defesa Civil do Estado informa ainda que há condições para chuvas intensas e contínuas, com acumulados elevados, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo.
Como há previsão para acumulados elevados em São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Araraquara (100mm), ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo.
De forma geral os Índices de água no país estão bem elevados, principalmente em áreas da região Sul, Sudeste e Matopiba, com acumulados de água no solo passando de 80%. O mesmo acontece em boa parte do Centro-Oeste do país, principalmente em áreas do norte do estado de Mato Grosso.
Até 17 de dezembro espera-se bastante chuva pelos estados do Sudeste e Centro-Oeste do país, assim como no Paraná e na Bahia, com acumulados que devam superar os 100 milímetros, com potencial para mais transtornos (como alagamentos e deslizamentos de terra). Tudo por conta do fluxo de umidade que vem da Amazônia até o Sudeste e sul baiano, além da passagem de um sistema frontal (com seu ciclone extratropical em alto mar).
Também são esperados volumes elevados, no período entre 13 a 17 de dezembro, sobre o Tocantins, Amapá e no sul do Pará, Maranhão e do Piauí, sendo que no Amapá ainda se tem a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Fonte: Climatempo

Deixe uma resposta