Coral de Matão se prepara para atividades em 2023

Ministra da Saúde pede intensificação na vacinação
8 de maio de 2023
Parlamentares apostam na bioeconomia para desenvolvimento sustentável do país
8 de maio de 2023
Exibir todos

Coral de Matão se prepara para atividades em 2023

Sob a regência do Maestro Danilo Gomez, repertório está sendo organizado para apresentações locais e regionais. Aulas/ensaio ocorrem gratuitamente às quintas-feiras, das 19 às 21 horas.

O Coral de Matão retoma com os ensaios e se programa para atividades em 2023. O projeto é coordenado pelo Maestro Danilo Gomez e tem como foco principal divulgar e incentivar a formação de novos coralistas, fortalecer o canto coral, bem como manter cultura musical do município matonense.

Neste primeiro momento de sua retomada, foram realizadas audições para que o Maestro Danilo Gomez pudesse sentir e avaliar em qual naipe de vozes, os novos integrantes poderiam ser alocados. Atualmente o Coral de Matão reúne aproximadamente 40 pessoas, as quais compõem os naipes de soprano, contralto, tenor e baixo.  

Além de reunir e harmonizar uma diversidade de vozes, o projeto busca apresentar um repertório heterogêneo, primando pela qualidade vocal e criatividades para os projetos que estão por vir.

As aulas/ensaios ocorrem às quintas-feiras, das 19h às 21h, na Escola de Música e Artes Danilo Gomez, em Matão. Vale destacar que as aulas/ensaios são gratuitas.

De acordo com o Maestro Danilo Gomez, a proposta visa ofertar uma experiência musical a todos, com ou sem experiência anterior, com ênfase à música popular para que o grupo possa realizar apresentações periódicas no município e também fora dele. Vale ponderar que o Coral de Matão integra as apresentações da Orquestra Jovem de Matão, a qual também está sob a regência do Maestro Danilo Gomez.

“O objetivo do coral é executar as vozes em harmonia e este exige uma combinação de notas diferentes entre as vozes, fazendo acordes. Por esta razão primamos pelas aulas/ensaio semanal. Essa vibração de vozes faz do coral uma experiência inebriante e ouvir essas vozes em harmonia e com os efeitos sonoros que elas proporcionam, é gratificante, tanto para nós que estamos à frente dos trabalhos, bem como para aqueles que nos prestigiam”, destaca o Maestro.

A escolha de repertório e agendas de apresentações, segundo o Maestro Danilo Gomez está sendo organizadas para que em breve, durante 2023, a população matonense possam desfrutar.

Coral de Matão

Em atividades desde 2015, o Coral de Matão se dedica a Musica Popular Brasileira e integra as apresentações da Orquestra Jovem de Matão. Atualmente conta com aproximadamente 40 participantes.

Em sua trajetória, já se apresentou em bairros, escolas municipais, estaduais e particulares de Matão e cidades vizinhas. Esteve presente também em diversos concertos da Orquestra Jovem de Matão com exibições em Matão e em cidades como Araraquara, Taquaritinga, Jaboticabal, São Carlos, dentre outros municípios.

Durante sua história, o Coral de Matão recebeu diversos cantores que passaram pelo grupo que se estabeleceu como referência na cidade, incentivando a participação de espetáculos, festivais, ensaios abertos e audições. O coral segue composto por cantores da comunidade, alunos de graduação em música, professores de musicalização, e, sobretudo simpatizantes da música com o objetivo de revelar talentos e formar mais músicos em Matão.

Deixe uma resposta