Conheça Carlo Ancelotti, treinador multicampeão do Real Madrid, apontado como escolhido da CBF para seleção

Curso orienta educadores como levar a natureza para as escolas
13 de fevereiro de 2023
Salário mínimo deve ter novo reajuste no dia 1º maio
13 de fevereiro de 2023
Exibir todos

Conheça Carlo Ancelotti, treinador multicampeão do Real Madrid, apontado como escolhido da CBF para seleção

A saída de Tite da seleção depois da Copa do Mundo do Catar deixou uma pergunta que os torcedores brasileiros ainda aguardam: quem será o novo técnico do Brasil? Embora a CBF mantenha a posição de que nenhum nome ainda foi escolhido, Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, aparece como um dos possíveis sucessores. Conheça mais sobre o italiano, o único técnico do mundo a vencer as cinco principais ligas nacionais da Europa.

Carlo Ancelotti nasceu na pequena cidade de Reggiolo, na Itália, em 1959. Ele começou a jogar futebol como meio-campista pelo Parma, mas logo trocou o clube pelo Roma. Lá, ele foi campeão italiano e tetracampeão da Copa da Itália, e de lá seguiu para o Milan, onde venceu a Champions League duas vezes de forma consecutiva: em 1988/199 e em 1989/1990. As boas atuações lhe renderam convocações para a seleção italiana, e ele jogou duas vezes a Copa do Mundo, em 1986 e 1990.

Três anos depois de pendurar as chuteiras, Ancelotti voltou ao futebol, mas como treinador. Ele começou a carreira no Reggiana, em 1995, e em seguida seguiu como técnico os passos que teve como jogador. Foi para o Parma, onde venceu, entre os prêmios mais relevantes, uma Liga Europa e a Copa da Itália, e depois de uma passagem pela Juventus, se consagrou no Milan.

De 2001 a 2009, o italian se consolidou como um dos grandes nomes de treinadores europeus. Em oito temporadas à frente do clube, acumulou oito troféus. Os mais importantes foram a coquista da Champions League (em 2002/03 e em 2006/07), o Mundial de Clubes (2007), o Campeonato Italiano (2003/04) e a Copa da Itália (2002/03).

Ele saiu para o Chelsea, onde também conquistou três títulos nacionais, e de lá rumou para o PSG, e também saiu com dois troféus, da Ligue 1 e da Copa da França. O Real Madrid foi o destino seguinte do treinador, e foi lá que ele conquistou mais uma vez a Champions League, além de uma Copa do Rei e um Campeonato Espanhol. Ele deixou a equipe merengue em 2015.

Ancelotti teve ainda passagens por outros três clubes antes de voltar para o Real: o Bayern de Munique (venceu duas vezes a Bundesliga), o Napoli e o Everton, da Inglaterra, os dois últimos com passagens mais apagadas. Depois da saída de Zidane em julho de 2021, assumiu novamente o Real Madrid e conseguiu levar os troféus de novo para o Santiago Bernabeu. Em um ano e meio à frente do clube, já acumulou uma taça da LaLiga, uma Supercopa da Espanha e a Champions League.

Atualmente, o treinador está no Marrocos para disputar a final do Mundial de Clubes, no próximo sábado, às 16h, contra o Al Hilal, da Arábia Saudita. Perguntado sobre a possibilidade de assumir o comando da seleção brasileira, Ancelotti limitou-se a afirma que tinha contrato com o Real até 2024.

Fonte: Extra

Deixe uma resposta