Com apoio da Prefeitura, artistas locais, nacionais e estrangeiros se encontram no 11º Fronteiras

Prefeitura realiza evento em homenagem aos conselheiros tutelares
19 de novembro de 2021
Previsão do tempo para este sábado (20)
20 de novembro de 2021
Exibir todos

Com apoio da Prefeitura, artistas locais, nacionais e estrangeiros se encontram no 11º Fronteiras

Casa Pipa Matão Foto: AIP

As atividades são realizadas pela Cia. Labirinto de Teatro e Ong Ocara, e contam com o apoio da Prefeitura de Matão, Iberescena– Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas e ProAC LAB – Programa de Ação Cultura do Governo do Estado, através da Lei Aldir Blanc, nível estadual

Entre 21 de novembro e 18 de dezembro, sob a coordenação da Cia. Labirinto de Teatro, a Casa Pipa (Plataforma Internacional de Produção Artística), será a sede de 14 artistas/arte-educadores de diferentes linguagens, gêneros e etnias, oriundos de diferentes países latino americanos. Eles serão recebidos e acompanhados por artistas locais, convidados da Cia. Labirinto, sendo que juntos, estarão envolvidos na execução da VOA – Vivência Horizontal em Arte, realizado entre 21 e 04 de dezembro e do 11º FRONTEIRAS BRASIL. O Festival Internacional de Arte-Educação, é um evento idealizado pelo bailarino iraniano Khosro Adibi e desta vez acontece de 05 e 18 de dezembro, em Matão.

As atividades são realizadas pela Cia. Labirinto de Teatro e Ong Ocara, e contam com o apoio da Prefeitura de Matão, Iberescena– Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas e ProAC LAB – Programa de Ação Cultura do Governo do Estado, através da Lei Aldir Blanc, nível estadual.

A “VOA” será um trabalho de criação e troca de experiências entre os artistas com provocação dos latino-americanos Douglas Aranha – Brasil/Dança; Sérgio Monzon – Argetina/Circo; e Raul Osuna – México/Dança. A programação é composta por laboratório de criação, curso de introdução de audiodescrição, apresentação teatral, além de encontros pedagógicos e atividades com as comunidades.

“Incentivar a arte e a cultura também é fundamental para nosso Governo, considerando que nossa cidade tem um protagonismo relevante neste Festival e uma trajetória marcada por inúmeras conquistas, entre elas, o fortalecimento da arte local com a vinda destes estrangeiros que nos trazem muitos saberes, mas que também levam daqui experiências inesquecíveis. Lembro a todos do pioneirismo da professora e ex-diretora de Cultura Lygia Nicolluci, incentivadora e responsável por todos estes acontecimentos que fazemos questão de dar sequência”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

Com mais de uma década na cidade, neste ano, o Festival volta a ser apoiado pela Prefeitura de Matão. “São apostas num futuro que sempre está tão perto e que depende da ação de cada um de nós no mundo. Retomar a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura e Casa da Cultura, é motivo para comemorar, afinal, não é sempre que se mantêm vivo e pulsante um sonho, como é a Casa PIPA e o Fronteiras”, confirmou o diretor da Casa da Cultura e colaborador da Casa Pipa, Juliano Jacopini.

Nesta edição, os artistas/ arte-educadores brasileiros são: Adda Vyctoria Caetano – Tururu/CE; Fernanda Nunes de Sousa – Campinas/ SP; Mariana de Queiroz Cezar – Rio de Janeiro/ RJ; Nicolly Lara Marinelli – Atibaia/SP; Kali Nynis – Barueri/SP; Thayná Aline Bonacorsi Xavier – Campinas/SP; Vinícius Monteiro Lopes – Viçosa/MG;
De outras nacionalidades são: Ivanna Carolina Smolar – Argentina; David Xavier Ramos Anangono – Equador; Linda Yajaira Philips Torres – Colômbia; Micaela Ayelén Rivetti – Argentina; Daniela Paola Ferreyra – Argentina; Sérgio Walter Monzon – Argentina; Raul Francisco Ozuna Zamora – México.

A Casa Pipa fica na Rua Vicente Russo, 451, no Boa Vista.

Programação VOA

21 de novembro – 15h30 às 18h30

Local: praça Central

“Negros que Movem” – atrações artísticas


27 e 28 de novembro – 20h00
Local: Casa Pipa
Apresentação do Espetáculo “Abrolhos”

04 de dezembro – 20h00
Local: Casa Pipa
Mostra VOA – Vivência Horizontal em Arte

Programação “Fronteiras”

06 a 10 de dezembro – das 14h às 17h
Local: bairros
Encontros com as comunidades

11 e 12 de dezembro – 20h00
Local: Casa Pipa
Apresentação do Espetáculo “Abrolhos”

13 de Dezembro – 20h00
Local: Centro da Cidade
Cortejo Fronteiras

13 a 17 de dezembro – das 14 às 17h
Local: bairros
Encontros com as comunidades

18 de Dezembro – 18h
Local: Casa PIPA
Comemoração dos 10 anos da Casa PIPA

Fonte: AIP

Deixe uma resposta