Circuito SESC 2021 será On-Line

O dia 7 de setembro sob a ótica de uma adolescente
8 de setembro de 2021
5G trará benefícios para a educação e o agronegócio
8 de setembro de 2021
Exibir todos

Circuito SESC 2021 será On-Line

De 8 a 19 de setembro o SESC oferece mais de mil artistas e 250 atividades gratuitamente. Evento acontece por intermédio do SESC , Sindicato do Comercio Varejista e Prefeituras Municipais. 

O Circuito Sesc de Artes 2021 este ano será oferecido de 8 a 19 de setembro em formato 100% on-line. O evento reúne mais de mil artistas e 250 atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo gratuitamente. 

O projeto contempla 157 cidades do estado de São Paulo e em sua 12ª edição, o Circuito Sesc de Artes, conta com a participação de profissionais, instituições, grupos, coletivos e artistas que atuam nacionalmente, muitos deles nascidos nos municípios paulistas, que incluem nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Reynaldo Gianecchini, Maria Gadú, Kamau, Daniel Munduruku, Renato Teixeira, Marcia Kambeba, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Roberta Estrela DAlva, Marcelo DSalete, Conceição Evaristo, Renato Janine Ribeiro, Siba e Museu Casa de Portinari, entre outros.  A programação 2021 pode ser conferida no site https://www.sescsp.org.br

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes acontece em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais e tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos em cidades onde as unidades do Sesc não estão presentes.

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, explica que o Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais se baseia numa ampla articulação entre a instituição, empresas, as municipalidades e entidades empresariais. Miranda afirma que “esta edição, virtual, integra e conecta diferentes públicos e protagonistas locais das 157 cidades do Estado de São Paulo que, junto à programação artística on-line, são contemplados por ações formativas no campo da gestão e da mediação cultural, além de ações solidárias do programa Mesa Brasil Sesc São Paulo.”

O Prefeito Cido Ferrari salienta que a população de Matão aprecia esse evento . “Sabemos que a programação é de altíssima qualidade e contribui de maneira expressiva para formação cultural dos cidadãos. So temos a agradecer a continuidade desta parceria”. 

SESC COMPLETA 75 ANOS

No dia 13 de setembro, o Sesc completa 75 anos de criação. Da primeira unidade, no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, aos dias de hoje, são inúmeras as histórias que marcam essa trajetória. O poeta e cordelista Braúlio Bessa traduziu a essência desse trabalho em um belo poema, com o qual presenteia a instituição neste aniversário. Nascido no interior do Ceará, o artista que já percorreu o país e conhece de perto a realidade do povo brasileiro, descreve com propriedade a importância da atuação do Sesc para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e toda a sociedade.

Os jovens também fazem parte das comemorações da data, com a apresentação da Orquestra Maré do Amanhã, projeto que ensina música clássica a crianças e adolescentes de uma das mais violentas favelas do Rio de Janeiro. O Sesc, que dedica diversos projetos aos jovens, traz para a celebração um deles: o Coral Jovem do Sesc em Minas Gerais. Em virtude da pandemia e da necessidade de distanciamento social, eles gravaram  distância, mais em uma sintonia única em homenagem aos 75 anos da Instituição. A música escolhida – O Sifuni Mungu – é um cântico africano que remete a importância do agradecimento e da gratidão.

A festa de aniversário conta com ritmos brasileiros que tornam a cultura do país tão única e celebrada. E é na voz de Alceu Valença que o Sesc festeja. Conhecido pela sua versatilidade, o consagrado cantor pernambucano, que mistura estilos musicais indo do frevo ao fado, sintoniza com o Sesc em diversidade e tradição. E ainda é contemporâneo da instituição: completou 75 anos no mês de julho. Um show que traz sucessos como Tropicana e La belle de jour, e ainda passeia pelo forró de Jackson do Pandeiro, com O canto da ema, e clássicos de Luiz Gonzaga, como Vem Morena.

Toda a programação vai ao ar pelo canal  do Sesc Brasil no Youtube no dia 13 de setembro, a partir das 19h. A festa conta ainda com um toque de solidariedade. Por meio do QR code exibido durante o evento, o público poderá contribuir com doações para a campanha Mesa Brasil Urgente. Toda a arrecadação será revertida na compra de cestas básicas, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade, que sofrem com as consequências da pandemia de Covid-19.

Deixe uma resposta