Cido Ferrari autoriza construção da quarta Unidade de Saúde

Governo de SP apresenta exposição “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”, no MIS Experience
27 de janeiro de 2023
Justiça determina recontratação de médicos cubanos do programa Mais Médicos
30 de janeiro de 2023
Exibir todos

Cido Ferrari autoriza construção da quarta Unidade de Saúde

Prefeitura vai investir mais de R$ 1 milhão na reforma e ampliação da UBS do Jardim Paraíso

A semana já começou com mais uma novidade na área da Saúde. Na manhã de segunda-feira (23), o prefeito Cido Ferrari assinou uma Ordem de Serviço para obra de reforma, ampliação e adequação da Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso, que passará a abrigar a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Com investimento acima de R$ 1 milhão, a obra após concluída, será mista, pois abrigará além da UBS (Unidade Básica de Saúde), também a equipe do Estratégia Saúde da Família (ESF), que sempre funcionou em uma casa alugada no Bairro.

Desde o ano passado, a Prefeitura de Matão segue um plano de obras de reforma e ampliação dos prédios que contemplam as áreas da Saúde e Assistência Social. Neste pacote de obras que recebem recursos próprios do município estão incluídas: a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que será transferida para um prédio próprio, no Parque Pinheirinho; a nova unidade do CREAS e Casa dos Conselhos no Monte Carlo e o CREAS no Bairro Laranjeiras que funcionará junto à unidade de Saúde que está em construção.

“Prevendo o crescimento da cidade, muitos prédios públicos permitem a ampliação de suas estruturas. O propósito de unir as duas equipes do ESF e da UBS é centralizar os atendimentos para o mesmo local, onde as pessoas poderão encontrar desde o atendimento básico ao especializado. Avaliamos que a estratégia de integração dos serviços traz muitas vantagens, uma vez que permite a extinção de aluguel, facilita a logística dos pacientes e direciona de maneira mais rápida os atendimentos e as funções de cada equipe”, enfatizou o prefeito Cido Ferrari.

Desde o ano passado, a Prefeitura de Matão segue um plano de obras de reforma e ampliação dos prédios que contemplam as áreas da Saúde e Assistência Social.

Neste pacote de obras que recebem recursos próprios do município estão incluídas: a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que será transferida para um prédio próprio, no Parque Pinheirinho; a nova unidade do CREAS e Casa dos Conselhos no Monte Carlo e o CREAS no Bairro Laranjeiras que funcionará junto à unidade de Saúde que está em construção.

Durante o evento, o diretor de Relações Institucionais, Ademir de Souza, destacou a evolução da Saúde Pública de Matão nos dois primeiros anos da atual gestão. “Quando assumimos a Prefeitura encontramos problemas bem acentuados e a estrutura da Saúde em situação extremamente precária. Faltavam especialistas, tínhamos obras abandonadas, convênios cancelados e problemas estruturais nos prédios. Em dois anos, a atual gestão entregou dois ESF’s, (Las Lomas e São Judas) sendo que o terceiro está em construção no Laranjeiras e, agora a unidade do Paraiso. Ainda houve contratação de especialistas, reformas das unidades, investimento em equipamentos, diminuição das filas de espera de exames, de cirurgias e de outros procedimentos. A população matonense nos conhece e sabe do nosso trabalho. A cada dia superamos os desafios e subimos um degrau”, reforçou.

Segundo o Secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguin (Faro), a condução do projeto desta unidade tem um diferencial. “A planta foi totalmente desenhada pelas enfermeiras e demais profissionais responsáveis pelos nossos postos de atendimento, afinal, eles conhecem as necessidades físicas e as prioridades necessárias para o atendimento à comunidade. São várias pessoas envolvidas para entregar o melhor”, ressaltou.

A unidade do ESF do Jardim Paraíso é responsável pela cobertura dos bairros Jardim Paraíso I, II e III. Já a UBS é referência para os moradores dos bairros Azul Ville I e II, Jardim Aeroporto, Parque Mônaco, Parque Imperador, Residencial Alto da Boa Vista, Parque Imperial, Jardim Paraíso I, II e III e Distrito Industrial Toriba.

Durante o período de execução das obras, os atendimentos não serão suspensos nos dois equipamentos.

Fonte: AIP

Deixe uma resposta