Com isso, segundo o Inmet, as temperaturas ficarão mais amenas em algumas localidades do país, no mês de outubro. No entanto, a previsão é que o calor continue em Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia.
A chuva vai voltar gradualmente em outubro nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, prevê o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia. Já para as regiões Norte e Nordeste, a previsão é de chuva abaixo da média histórica para o mês, com volumes inferiores a 70 milímetros no Nordeste e no norte da região amazônica.
A Região Sul deve enfrentar volumes maiores de chuva, superiores a 250 milímetros, principalmente na porção centro-oeste do Rio Grande do Sul, na parte central de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná.
Segundo o Inmet, o calor continua e as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do País. Em áreas dos estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia, os termômetros podem registrar mais de 29 graus.
Mas, com a ocorrência de dias consecutivos de chuva, algumas localidades terão um clima mais ameno. No sul de Mato Grosso do Sul e em parte da Região Sul, a temperatura pode ficar abaixo dos 20 graus.
Em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as temperaturas podem ser inferiores a 16ºC. Nessas localidades, além da chuva, haverá influência de massas de ar frio que ainda estão chegando com menor intensidade.
Previsão para Terça-feira, dia 3
Nesta terça-feira , 3 de outubro, o dia deve amanhecer com tempo firme, e o Sol aparece entre nuvens em todo Estado de São Paulo. O destaque para o dia ainda deve girar em torno das temperaturas, que aumentam gradativamente no decorrer das horas e contribuem para que a sensação seja mais amena e até mesmo de calor e abafado no interior paulista.
No período da tarde, com a incidência da umidade vinda do oceano e da Amazônia sobre a região, haverá condições para pancadas de chuva acompanhadas de vento, raios e até mesmo granizo em alguns pontos. A máxima para a terça-feira é de 28°C, e mínima de 15°C na Capital Paulista.
Na região de Bauru, as temperaturas devem ficar entre 33° e 19°C, em Itapeva, a máxima será de 29°C e mínima de 14°C, Já para região da Baixada Santista, as temperaturas variam entre 26 e 19°C. Em períodos de mudança brusca no tempo, tenha mais atenção, principalmente com as pessoas mais vulneráveis. Siga as nossas mídias sociais e fique por dentro de todos os nossos alertas.
Fonte: Inmet e Defesa Civil