De janeiro ao dia 2 de outubro deste ano, foram atendidas 19.305 mil pacientes; exames são gratuitos e servem para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama
As Carretas da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizaram 19.305 exames até o dia 2 de outubro. O número superou a meta anual de 19.200 atendimentos. Até o momento, o serviço já passou por 38 cidades e, neste fim de semana, duas carretas estarão em São Sebastião e Piracicaba.
O proposito das Carretas de Mamografia é oferecer exames de forma gratuita por meio do SUS para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. Já mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem solicitação médica, RG e Cartão Nacional de Saúde, popularmente conhecido como cartão do SUS.
O Programa Mulheres de Peito tem por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.
Para ter acesso ao serviço, basta comparecer à carreta com documento de identificação, cartão do SUS e, se tiver entre 35 e 49 anos, com solicitação médica. O atendimento é por ordem de chegada. As carretas recebem repasses mensais da SES e, até o mês de setembro, já receberam R$ 5,7 milhões em 2023.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo