Carolina em nós ganha visibilidade no museu Afro Brasil

Prefeitura troca lâmpadas comuns por LED e conserta antigas para reutilização
14 de outubro de 2021
IFSP abre processo seletivo para os cursos técnicos para o 1º semestre de 2022
14 de outubro de 2021
Exibir todos

Carolina em nós ganha visibilidade no museu Afro Brasil

Foto: Arquivo pessoal Audálio Dantas

Mostra foi idealizada pelo Grupo Ilú Obá de Min, com curadoria de Roberto Okinaka

Carolina Maria de Jesus, uma das principais escritoras brasileiras, foi tema de duas exposições do Museu Afro Brasil. Em 2005, a mostra “Homenagem a Carolina de Jesus” reuniu os escritos originais do livro “Quarto de Despejo” (1960) e as versões internacionais que conquistaram diversos países em mais de 30 idiomas, além de fotos, manuscritos da autora e documentos pessoais provenientes dos acervos particulares de sua filha Vera Eunice Jesus Lima e do jornalista Audálio Dantas. Na ocasião, a Biblioteca do Museu Afro Brasil recebeu oficialmente o nome da homenageada: Biblioteca Carolina Maria de Jesus.

Sua filha, Vera, declarou à época: “Minha mãe teve muita coragem. Mesmo sendo uma pessoa sem instrução, embora tivesse bastante conhecimento de mundo, ela gostava muito de ler. Falava muito bem. Falava palavras cultas. O livro dela, mesmo sendo escrito nos anos 50, pela realidade que aborda, vai ser sucesso pelo resto da vida, não só aqui no Brasil, mas também no resto do mundo, devido a vida que os negros levam, e a gente que é negro sabe, que a vida para a gente não é fácil, principalmente aqui, no Brasil, onde o racismo é velado”.

Já em 2015, a exposição “Carolina em Nós”, idealizada pelo Grupo Ilú Obá de Min, com curadoria de Roberto Okinaka, buscou contextualizar a vida e obra da escritora em painéis, fotos e cenários montados na lateral do prédio do Museu Afro Brasil, com acesso livre e gratuito.

Fonte: Museu Afro Brasil

Deixe uma resposta