Câmara homenageia enxadrista Mario Biava

Nota de Falecimento
13 de julho de 2023
Nota de falecimento
14 de julho de 2023
Exibir todos

Câmara homenageia enxadrista Mario Biava

Atleta recebeu a Medalha Prefeito Laert José Tarallo Mendes em reconhecimento a sua trajetória e dedicação ao esporte

Em Sessão Solene realizada na última sexta-feira (07), a Câmara Municipal de Matão prestou homenagem ao enxadrista Mario Biava, entregando-lhe a Medalha Prefeito Laert José Tarallo Mendes, mesma honraria recebida por seu pai, Alzir Biava, em 1992, em reconhecimento por suas conquistas no esporte e por sua incansável dedicação em promover e difundir o xadrez em Matão.

A mesa das autoridades foi presidida pelo vereador China Calabres, presidente da Câmara e contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, José Orlando Marchesan Mingossi, representando o prefeito Cido Ferrari e do autor da propositura, vereador Davison Sensei.

Na extensão da mesa estiveram presentes o Presidente do Núcleo Orquidófilo de Matão, João Luís Guimarães e o Presidente do Clube de Xadrez de Matão, Fernando Cesar Frare.

O autor da propositura, vereador Davison Sensei, enalteceu a história do homenageado no esporte. “O Xadrez começou a ser mais percebido por você ainda menino e jamais te deixará, observado que, no último dia 24 de junho, você foi vice-campeão Matonense Absoluto, há praticamente quatro meses dos teus 78 anos de vida. Não menos importante foram seus 31 anos dedicados à prática do ensino da Educação Física, de 1969 a 2000 e suas contribuições para o Núcleo Orquidófilo de Matão”, destacou o vereador.

Ao receber a medalha, Mario Biava agradeceu emocionado. “Em 1992, meu pai recebeu essa mesma valiosa medalha. Sinto-me honrado por este motivo e, ao mesmo tempo, satisfeito, pois os verdadeiros homenageados são o xadrez e as orquídeas. Este ano o xadrez matonense comemora 89 anos de atividades competitivas ininterruptas, tanto individual, quanto por equipes. Também neste ano, o Núcleo Orquidófilo de Matão completa 59 anos. Simbolicamente, sinto-me representar todos que viveram e vivem essa epopeia até os dias de hoje. Sou apenas um dos fios que compõe essa enorme teia histórica das duas associações. Pelo amor que eu tenho ao xadrez e as orquídeas, meu muito obrigado”, finalizou o homenageado.

A cerimônia contou ainda com a presença de familiares, amigos e representantes do meio esportivo de Matão.

Sobre a Medalha Prefeito Laert José Tarallo Mendes

A Medalha Prefeito Laert José Tarallo Mendes foi instituída no dia 22 de outubro de 1981, por meio da Lei Municipal número 1.182. Naquela época o então vereador Jayme Gimenez lembrava ao Laertão, que tinha morrido meses atrás, no dia 2 de maio de 1981, no transcurso do seu segundo mandato de prefeito.

A medalha homenageia cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços para Matão e/ou manifestado profunda amizade ao povo do nosso município, valor realçado no verso da medalha, onde está inscrito ‘Preito à Amizade’.

Na justificativa legislativa da sua iniciativa, Jayme Gimenez ressaltou que “aqueles aquinhoados com a medalha, se incumbirão de cuidar para que a tocha continue acesa, pois ela representa, ao longo dos tempos, o símbolo da amizade, da paz e do bom senso”. 

Deixe uma resposta