Câmara devolve mais de 500 mil reais para a Prefeitura

Cidade de Araraquara terá seu próprio aplicativo de transporte urbano
26 de dezembro de 2021
Mais de 900 empregos com carteira assinada foram criados em Matão no mês de Novembro
26 de dezembro de 2021
Exibir todos

Câmara devolve mais de 500 mil reais para a Prefeitura

Foto: Lucas Marcelino

Além da devolução deste valor, Câmara solicitou apenas 2,88% dos 7% que tem direito.

A Câmara Municipal de Matão devolveu, nesta quarta-feira (22), o valor de R$ 518.390,06 para a Prefeitura, conforme anúncio oficial feito pela Presidente da Casa, vereadora Ana Mondini. O dinheiro é parte do duodécimo que o Legislativo recebe do Executivo Municipal para custear suas atividades no decorrer do ano.
Vale ressaltar também, que além da devolução deste valor, a Câmara tem solicitado somente uma parte dos 7% do duodécimo que é de direito, conforme o inciso I do artigo 29-A da CF, para municípios de até 100 mil habitantes, o valor máximo a ser repassado ao Legislativo é 7% do somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5º do art. 153 e nos arts. 158 e 159. Com isso, pode se dizer que o Legislativo teria o direito, este ano, a um duodécimo de quase R$ 18 milhões, no entanto, solicitou apenas 2,88% do orçamento do município para custear as suas atividades, que incluem desde os trabalhos legislativos, folha de pagamento dos funcionários, manutenção do prédio, veículos, água, luz, telefone, entre outros. Conclui-se, então, que somente neste ano o Legislativo proporcionou uma economia de mais de 10 milhões de reais aos cofres públicos.
A presidente da Câmara reforçou que os recursos advindos do Executivo são utilizados sempre com muita responsabilidade e a constante adoção de medidas para a redução de gastos. “No momento em que assumi a presidência da Câmara fiz questão de conversar com todos os colaboradores desta Casa e pedi que se empenhassem para que o serviço fosse executado da melhor maneira possível, sempre buscando a economicidade e, principalmente, evitando o desperdício de recursos. Também fui obrigada a executar algumas obras de regularização, como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB, devido a um apontamento feito pelo Tribunal de Contas, além da retirada do gradil totalmente deteriorado e o nivelamento da calçada, que apresentava riscos de acidentes às pessoas que por ali transitam. Nós, gestores, prestamos contas todos os anos acerca da utilização dos recursos e também somos cobrados a preservar o patrimônio público, bem como garantir a segurança de funcionários e munícipes que frequentam as instalações da Câmara, por isso não podemos ignorar as adequações que são necessárias, visando apenas a devolução do dinheiro no final do ano. Ainda, com todas as melhorias que fizemos, conseguimos devolver uma boa quantia para a Prefeitura, mesmo trabalhando com menos da metade do repasse que a Câmara tem direito, e solicitei ao Executivo que utilize esse dinheiro para a compra de medicamentos para a Rede Pública de Saúde”, explicou a vereadora.
Prestando Contas
O ano de 2021 foi de muito trabalho e avanços no Legislativo Matonense. De acordo com os levantamentos, neste ano os vereadores participaram de 44 Sessões Ordinárias, 8 Sessões Extraordinárias, 9 Audiências Públicas , 6 Sessões Solenes, 3 Reuniões públicas para tratar de assuntos relevantes e ainda apresentaram e apreciaram 1773 proposituras, entre elas: 851 indicações, 750 requerimentos, 148 projetos de lei, 10 projetos de decreto legislativo, 03 projetos de resolução, 01 substitutivo, 03 vetos e 07 emendas a projetos de lei, através do trabalho de cada um dos onze parlamentares, direcionados a administração da cidade, do Estado e alguns para o Governo Federal, em sua maioria solicitando serviços e obras reivindicadas pela população

Fonte: Câmara Municipal de Matão

Deixe uma resposta