Câmara aprova reestruturação administrativa e organizacional

Orquestra Jovem e Coro de Matão apresentam “Os Saltimbancos”
19 de outubro de 2023
Juiz anuncia sentença aos envolvidos na morte do empresário Vicente.
19 de outubro de 2023
Exibir todos

Câmara aprova reestruturação administrativa e organizacional

Ações legislativas implementadas corrigem falhas apontadas pelo Tribunal de Contas e reduzem o valor da folha de pagamentos em cerca de 19%

A Câmara de Municipal aprovou na sessão ordinária desta semana, três projetos que tratam da reestruturação administrativa do legislativo matonense, com atualização da estrutura organizacional e criação do Plano de Empregos, Carreiras e Salários dos empregados públicos da Câmara. A proposta de reestruturação foi elaborada por uma comissão formada por servidores efetivos e comissionados, com base nos estudos apresentados pela FADEP – Fundação para Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa em Direito da USP Ribeirão Preto, objetivando dotar a Câmara Municipal de um plano organizacional mais adequado às atuais necessidades do serviço público e ajustar irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em anos anteriores.

Os Projetos

O Projeto de Lei nº 215/2023 estabelece a política salarial e fixa as referências salariais dos empregados públicos, além de regulamentar a gratificação das funções de confiança e funções gratificadas e o subsídio dos cargos em comissão. “Esse PL regulariza a situação dos cargos em comissão, o que não significa que os cargos criados serão preenchidos de imediato, até porque não existe dotação orçamentária para isso no momento”, ressaltou o presidente, China Calabres.

 O Projeto de Resolução nº 18/2023 dispõe sobre a estrutura organizacional, quadro de cargos em comissão, funções de confiança e funções gratificadas, definindo as competências de cada diretoria e de cada cargo, além dos níveis de escolaridades exigidos e quantidades fixadas dos cargos.

Já o Projeto de Resolução nº 19/2023 cria o Plano de Empregos, Carreiras e Salários dos empregados públicos da Câmara, visando a valorização e permanência dos servidores.

“Além de regularizar as pendências apontadas pelo Tribunal de Contas em anos anteriores, sob pena de reprovação das contas, as ações legislativas implementadas nos últimos dias reduzirão o valor da folha salarial da Câmara em cerca de 19%, economia que será revertida à Prefeitura Municipal para investimentos em políticas públicas”, explicou China.

“Cabe dizer que os gastos com funcionários na Câmara já são baixos. A Constituição permite que a Câmara de Matão gaste com folha de pagamento 6% da receita corrente do município. Atualmente o gasto é de apenas 1,71% e será reduzido à cerca de 1,51%”, finalizou o presidente.

Deixe uma resposta