Brasil vai à França e traz na bagagem 81 medalhas para seus queijos

E-COMMERCE veio para ficar, e só supermercados tendem a sobreviver
18 de setembro de 2023
Previsão do tempo nesta terça-feira (19)
19 de setembro de 2023
Exibir todos

Brasil vai à França e traz na bagagem 81 medalhas para seus queijos

Produzido no Rio de Janeiro, um dos queijos ouro se classificou em sétimo lugar na categoria que reúne os melhores entre os melhores do mundo. Brasil tem 17 medalhas de ouro no Mundial do Queijo

O evento mais importante do mundo do queijo para o Brasil aconteceu na França, entre os dias 10 e 12 de setembro, período do ‘6º Mondial du Fromage et des Produits Laitiers Tours’ (Mundial de Queijos e Produtos Lácteos de Tours), no Vale do Loire, na França, organizado a cada dois anos.
Na oportunidade, o Brasil conquistou diversas medalhas. Cabe considerar que o Brasil passa por uma revolução queijeira, e saiu vitorioso desta competição, uma vez que conquistou 81 medalhas, das quais 17 são de ouro. Entre elas, um destaque ficou entre os melhores do mundo na categoria ouro.
O evento reuniu 900 participantes de toda parte do mundo. Deste montante, 91 brasileiros apresentaram 288 tipos de queijos fabricados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pará, Ceará, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
No concurso, os 250 jurados analisaram 1.640 queijos. Os critérios para pontuação são a aparência, os aromas, sabores, textura e equilíbrio. O Brasil encerrou sua participação com 23 medalhas de prata e 41 de bronze, além dos 17 ouros. E com uma surpresa.
Para os medalhistas que conquistaram ouro, o concurso ainda promove a categoria Super Ouro para avaliar os 12 melhores queijos do campeonato. A França ficou com 10 medalhas, a Suíça com uma e o Brasil com outra.
O queijo, agora entre os top´s do mundo, é o ‘Caprinus do Lago’, do produtor Fabrício Le Draper Vieira, quarta geração de uma família que faz pecuária leiteira e cria cabras no interior do Rio de Janeiro. Nessa categoria, ele ficou em sétimo lugar. Foram 107 pontos de um total de 120.
Fonte: Eliana Saraiva, com informações da Forbes Agro

Deixe uma resposta