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Boticário compra Dr. Jones para alcançar o público masculino

Com o negócio, que não teve o valor revelado, a marca vai fortalecer ainda mais o seu portfólio destinado aos homens vaidosos

De olho no potencial mercado de beleza e cuidados pessoais para homens, o Grupo Boticário anunciou a compra de 100% da Dr. Jones, marca de produtos de higiene e beleza masculina (barba, cabelo, pele e banho).
Integrando agora o guarda-chuva do Boticário, a marca poderá usufruir dos diversos canais de distribuição do grupo, desde as lojas físicas à venda direta, do e-commerce Beleza na Web ao Beauty Box. Os produtos da Dr. Jones continuarão à venda no e-commerce da marca, tanto por meio da assinatura quanto pela compra avulsa, e em médio prazo, a expectativa é aumentar a capilaridade e acesso ao portfólio da marca aos demais canais de venda do Grupo Boticário, ampliando ainda mais a base de consumidores.
Mediando comunicado da empresa, Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário defendeu que a vinda da Dr. Jones para o Grupo Boticário, consolida uma série de movimentos estratégicos realizados ao longo dos últimos anos com foco na aceleração na ampliação do portfólio de marcas.
A transação dá saída a todos os fundos que haviam investido na Dr. Jones nos últimos anos, como Astella Investimentos, Igah Ventures, Norte Ventures e IgniteXL. No início do ano, a startup fez um movimento inédito, depois de levantar milhões com os grandes fundos, ao botar no ar uma oferta de equity crowdfunding na plataforma Kria. A ideia era levantar R$ 3,5 milhões dentro de uma tese de reforço de comunidade e fidelização.
De acordo com a StartSe, a oferta fazia parte de uma rodada ponte (bridge) de R$ 7,5 milhões que a marca abriu em meados de 2021, em antecipação à sua série A, que estava prevista para o fim do ano. A Igah ampliou sua fatia no negócio ao ficar com cerca de metade do total (R$ 4 milhões) projetado para a bridge. Para a outra parcela, a intenção era trazer algum investidor novo, que pudesse adicionar visões ao negócio. Mas o caminho escolhido acabou sendo o da oferta pública.
A rodada ficou aberta entre fevereiro e agosto e atingiu sua meta com quase 200 apoiadores. Mas acabou não sendo concluída porque houve muita inadimplência.
Modelo de negócio
Lançada em 2013 com uma pegada B2B e venda no varejo físico, a Dr. Jones mudou seu modelo de negócios no fim de 2019, concentrando-se assim para o mundo digital. São mais de 150 mil clientes cadastrados, dos quais 80 mil são clientes ativos (fizeram pelo menos uma compra nos últimos 30 dias).

Com o novo posicionamento, e um modelo de compras avulsas e também de assinatura, a companhia quase triplicou suas vendas em 2020, chegando a R$ 3,3 milhões. Ano passado, mais um salto, para R$ 7,3 milhões. Para 2022, o objetivo é passar de R$ 20 milhões. Ano que vem, a projeção é passar dos R$ 50 milhões.
Além de oferecer um modelo de assinatura, no e-commerce da marca é possível comprar um a série de outros produtos masculinos que contemplam a beleza masculina.
Grupo Boticário terá 100% de entregas em veículos elétricos
O Grupo Boticário é mais uma marca a mostrar a importância do ESG para as empresas. Essa é uma das estratégias prática para a empresa. Uma demonstração disso está no compromisso recém-divulgado de ter 100% das entregas da marca feita por veículos elétricos até 2025.
O grupo, que é o maior varejista de beleza do Brasil, começou este movimento colocando 14 veículos elétricos para fazer parte da frota em São Paulo e região metropolitana. Com este número, 50% dos volumes de entrega da região já estão sendo feito por caminhões de zero emissão de carbono.
Compromisso Socioambiental
Quem acompanha o movimento das empresas comprometidas com o ESG já sabe da importância de iniciativas como esta feita pelo Grupo Boticário. Essa é uma iniciativa que contempla uma campanha de 16 compromissos socioambientais que a empresa reuniu com a iniciativa Uma Beleza de Futuro.
Outras ações propostas incluídas na plataforma são “mapear e solucionar 150% de todo resíduo sólido gerado pela nossa cadeia”, “reduzir a desigualdade social de um milhão de brasileiros transformando a realidade da gestão de resíduos no Brasil”, “alavancar a diversidade e inclusão” e “potencializar a conservação da biodiversidade”.
O Grupo Boticário é dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web, O.u.i, Dr. Jones e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de quatro mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.
Eliana Saraiva, com informações da StartSe

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