Black Friday: Comércio terá horário especial

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Black Friday: Comércio terá horário especial

Comércio Matão Foto: Amanda Rocha / A Cidade ON Araraquara

Com objetivo de oferecer horário flexível para o consumidor, comercio trabalhará na sexta-até as 20 horas nesta sexta-feira, 26

O Black Friday é um dos dias mais aguardados para os consumidores que querem fazer boas compras gastando menos. Por outro lado, a data também é de extrema importância para os varejistas, tendo em vista que o período de compras natalinas também se aproxima.

A expectativa para 2021 é de que essa edição da Black Friday aqueça as vendas a durante essa semana da ação. Em um período de grande dificuldade econômica que atravessa o país, a Black Friday pode representar uma boa ferramenta de marketing e uma excelente oportunidade para oferecer promoções para o consumidor final.

Em Matão, as entidades representativas, como o Sincomércio e a ACE se mostram otimistas tanto para a realizado da Black Friday, como pelo aumento de contratações temporárias para o final do ano.

Com a volta do funcionamento dos estabelecimentos comerciais, com a maior flexibilização do Plano São Paulo em razão da pandemia por Covid-19, o otimismo no comércio local  acende, e todo o setor se mostra esperançoso.

Assim, na sexta-feira, dia 26 de novembro, o comércio terá horário de funcionamento especial, das 10h às 20h para a realização do Black Friday. O varejo já está trabalhando com olhar para essa data especial e promete condições especiais para pagamentos, descontos e uma boa variedade em produtos.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 136 sindicatos patronais que respondem por 30% do PIB paulista – cerca de 10% do PIB brasileiro.

De acordo com a Fecomercio, a expectativa para este ano, é boa. Mas o crescimento de dois dígitos só será mantido por conta da base fraca de comparação da edição passada. O que deve sustentar resultados, é a maior segurança do consumidor em se locomover no varejo físico, além de uma autoindulgência exacerbada, caracterizada pelo pensamento do consumidor de que “merece comprar” porque trabalhou o ano todo.

Esse comportamento é mais intenso agora, de acordo com o Fencomercio Sp, porque 2021 foi um ano difícil, marcado pela pandemia. Quem ficou trancado quer se recompensar, enquanto quem estava desempregado e se recolocou no mercado vê a oportunidade de adquirir algo que estava precisando e não podia. Portanto, há uma esperança.

De acordo com Antônio Giannini, o Toninho, presidente do Sindicato do Comercio de Matão, o município aderiu o Black Friday há seis anos aproximadamente. “Essa ação era uma mola propulsora para nossos varejistas e as respostas vinham em uma crescente. É uma forma interessante de promoção de vendas. Tinhamos um ritmo bom, mas infelizmente foi quebrado pela pandemia. Agora, com a essa retomada, esperamos este ano se iguale as vendas de 2019, o que será bem interessante para todos se superarem melhor. Tenho certeza de que nosso comércio varejista terá um saldo positivo. Quero destacar que tivemos uma demanda para  entrega de currículo expressiva esse ano e muitos candidatos  foram contratados. Isso nos deixa muito feliz. ‘Os lojistas estão ansiosos e com certeza, mesmo com tantas dificuldades, superaremos este enorme desafio e gradativamente voltaremos ao normal’, reforça Toninho.

É preciso destacar que mesmo com a queda nos casos de Covid-19 na cidade, os protocolos de saúde continuam sendo exigidos. Portanto, o uso de máscaras, o uso do álcool em gel e o distanciamento social prevalecem durante o período de compras, tanto para a Black Friday, quanto para períodos cotidianos, quanto para as compras natalinas que se aproxima.

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