Atualização dos fatos: Desmoronamento gruta duas bocas, em Altinópolis

G20: Bolsonaro enfatiza o avanço da vacinação contra covid-19 no Brasil, na cúpula do G20.
31 de outubro de 2021
Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata
1 de novembro de 2021
Exibir todos

Atualização dos fatos: Desmoronamento gruta duas bocas, em Altinópolis

Um dos momentos de Resgate na Gruta Duas Bocas Foto: Defesa Civil

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 28 pessoas, entre bombeiros civis e instrutores da empresa Real Life, participavam de um curso de treinamento na caverna, conhecida como Gruta Duas Bocas. Dez delas acabaram presas com o desmoronamento.  Participaram da operação de resgate 75 militares em 20 viaturas, com apoio ainda da Defesa Civil municipal e da Polícia Militar de SP.

O saldo registrado em 31 de outubro foi :

Doze pessoas acabaram soterrados;

Nove pessoas foram encontradas mortas;

Um homem foi resgatado vivo e levado a um hospital da região;

Das nove pessoas mortas, cinco corpos foram resgatados. As buscas foram encerradas por volta das 20h30.

Maior tragédia ocorrida na história da cidade de Altinópolis’

Na noite deste domingo, o prefeito de Altinópolis, José Roberto Ferracin Marques, decretou luto de três dias na cidade de pouco mais de 16 mil habitantes, por conta da tragédia na Gruta Duas Bocas. No ofício, Ferracin fala da “consternação de toda a cidade em razão da maior tragédia ocorrida na história de Altinópolis”.

O Fato

O teto da Gruta Duas Bocas, no município de Altinópolis desabou deixando ao menos 12 bombeiros civis soterrados, neste domingo, 31. O local é próximo à gruta e à cachoeira Itambé, pontos turísticos famosos da cidade.

A Gruta Duas Bocas fica em uma propriedade particular e foi usada pelos Bombeiros Civis para a realização de um treinamento. Ao todo, 26 pessoas participavam da ação. O treinamento teve início na tarde do sábado, 30, e o grupo acamparia no local. O acidente ocorreu na madrugada de domingo, a Defesa Civil foi acionada por volta das 3h.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Prefeitura de Altinópolis estão no local para a realização do resgate.

O local é de difícil acesso para os veículos de resgate. As equipes de resgate utilizam escoras para evitar novos desmoronamentos. Ao todo estão empenhadas quatro viaturas, 15 bombeiros com apoio do SAMU, policiamento e o helicóptero Águia.

O Governo do Estado de São Paulo montou uma força-tarefa para resgatar as pessoas que ficaram presas na Gruta Duas Bocas, localizada no município de Altinópolis, na região de Ribeirão Preto, após um desmoronamento. As primeiras informações apontam que 26 pessoas estavam no local no momento do acidente.

Redação: Eliana Saraiva, com informações da Prefeitura de Altinópolis, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Batatais24hs.

Deixe uma resposta