Aposentados e pensionistas do INSS vão receber salário corrigido

Governo de São Paulo anuncia mais 12 mil subsídios do Casa Paulista para moradia popular
17 de janeiro de 2024
Atletas vão saber se remédios contêm substâncias proibidas
17 de janeiro de 2024
Exibir todos

Aposentados e pensionistas do INSS vão receber salário corrigido

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Segurados que ganham acima do salário mínimo terão aumento de 3,71% e os que ganham abaixo do piso nacional vão receber o benefício reajustado em 6,97%.

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber o pagamento de janeiro corrigido.
A Dataprev já começou a rodar a folha de pagamento deste mês com os reajustes. Os segurados que ganham acima do salário mínimo terão aumento de 3,71% e os que ganham abaixo do piso nacional vão receber o benefício reajustado em 6,97%.
Atualmente, 25.931.724 pessoas recebem até um salário mínimo e 13.370.823 acima do piso nacional.
Desse total, 5,8 milhões ganham benefícios assistenciais, segundo dados da folha de pagamento de dezembro.
Seguindo o cronograma, a partir do dia 23 de janeiro os beneficiários poderão consultar o extrato de pagamento para verificar quanto vão receber.
Os depósitos referentes a janeiro serão feitos de 25 de janeiro a 7 de fevereiro para quem recebe até um salário mínimo. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.
Os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo de 2023 e têm benefícios acima do mínimo não receberão integralmente o reajuste.
Neste caso, a correção será proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido.
As alíquotas podem variar de 3,71%, para quem começou a receber o benefício em janeiro de 2023, a 0,55% aos que se aposentaram em dezembro passado.

Deixe uma resposta