A última participação da SEMA na competição foi em 2002, onde o município recebeu as equipes do Atlético Mineiro, Bragantino e Vila Nova, além da própria Matonense
Após 20 anos sem disputar e, também, sem sediar a competição, em 2022, a cidade de Matão será uma das sedes da 52ª Copa São Paulo de Futebol Junior. A última vez que a Matonense participou do torneio, foi na 33ª Edição da Copinha, no ano de 2002, quando naquele ano, a cidade foi uma das cidades sede da competição, e alojou as equipes do Atlético Mineiro, Bragantino e Vila Nova, além da própria Matonense. Na ocasião, a matonense se classificou em na segunda colocação no grupo I, mas foi eliminada em razão ao saldo de gols da equipe do Atlético Mineiro.
Após ser cancelada em virtude da pandemia da covid-19, a 52ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior – Copinha, será realizada no ano de 2022. Segundo resolução assinada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, a competição acontecerá entre 2 e 25 de janeiro. A final da competição sempre coincide com a comemoração do aniversário da cidade de São Paulo.
A Federação Paulista reiterou que para este ano será permitida a participação de atletas nascidos em 2001, além das gerações nascidas de 2002 a 2006. Assim, a copinha poderá ter jogadores de 15 até 21 anos – dependendo da data de aniversário de cada um.
O estádio Municipal Dr. Hudson Buck Ferreira passa por manutenção de seu gramado e outros estádios da cidade também serão cedidos para a Federação Paulista, para que os clubes façam os seus treinamentos durante a competição. A diretora do clube está ansiosa para 2022.