Após 10 anos jornalista e fotógrafo Sérgio Sabará conclui trabalho “Pássaros do Conjunto Poliesportivo”

Equipe da Melhor Idade é homenageada na Câmara
16 de dezembro de 2022
Câmara aprova Projeto de Lei que trata da remoção de veículos abandonados em Matão
16 de dezembro de 2022
Exibir todos

Após 10 anos jornalista e fotógrafo Sérgio Sabará conclui trabalho “Pássaros do Conjunto Poliesportivo”

Foto: AIP

O prefeito Cido Ferrari participou do lançamento do painel “Pássaros do Conjunto Poliesportivo”, instalado entre a Secretaria de Esportes e Lazer e o lago municipal. Com imagens de mais de 70 espécies, os registros foram feitos ao longo de 10 anos pelo jornalista e fotógrafo matonense, Sérgio Sabará. O trabalho contou com o apoio da Prefeitura de Matão e patrocínio da empresa Baldan.

Com uma vasta vegetação nativa preservada, o município está entre uma das cidades mais arborizadas do país, sendo mais de 90% de sua área total. De acordo com especialistas, esta qualidade ambiental é um dos motivos para que tantos pássaros habitem a cidade de forma natural, pois, atualmente, Matão possui cerca de 2% das espécies encontradas no mundo.

“Parabenizo e agradeço ao nosso amigo ‘Sabará’, pois este foi um dos presentes mais bonitos que nossa cidade ganhou. A sensibilidade do seu olhar resultou em imagens lindas que mostram cenas que muitos matonenses nunca observaram em um local tão conhecido e frequentado pelas famílias. É gratificante saber que estes pássaros encontram em Matão ambientes favoráveis para sua sobrevivência e reprodução, mas principalmente, o respeito do homem. Enquanto o planeta sofre com a extinção e a degradação dos habitats, estamos na contramão com projetos e iniciativas que incentivam a Educação Ambiental e, consequentemente, a preservação. ”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

Entre as espécies fotografadas no entorno do Parque Ecológico de Matão estão: Andorinha-do-campo; Arapaçu; Bacurau; Beija-flor pequeno; Beija-flor Tesoua; Bem- te-vi-rajado; Bem-te-vi-da-copa; Bigodinho; Biguá; Biguatinga; Canário-caboclo; Cambacica; Cardeal; Choca-barrada; Coró-coró; Freirinha-relógio; Garça-maria-faceira; Irerê; Juriti-pupu; Lavadeira-mascarada; Marreca-do-pé- vermelho; Pardal; Pássaro-preto; Pica-pau- do-topete-vermelho; Pica-pau-branco; Pitiguari; Príncipe; Saviá do campo; Sanhaçu-cinzento; Socó-boi-onça; Suiriri-cavaleiro; Suiriri-de-garganta-branca; Tucano-toco; Tuim; Urutau e outros.

“É uma imensa alegria viver este momento após tantos anos de trabalho dedicado a fotografar estas aves, realmente é um sonho realizado. O objetivo maior deste painel é levar conhecimento aos moradores e suas gerações para, desta forma, promover a consciência sobre a necessidade de preservar a natureza. Agradeço ao prefeito Cido Ferrari, à Baldan, aos amigos, familiares e demais parceiros, e desejo que a população tenha um olhar mais sensível para as belezas naturais de Matão”, ressaltou Sérgio Sabará.

Fonte: AIP

Deixe uma resposta