Anielle é eleita uma das mulheres do ano pela revista “Time”

Governador de São Paulo retoma projeto de centro da diversidade sexual em casarão na Paulista
5 de março de 2023
Agrishow 2023 tem novo horário de entrada para os visitantes
5 de março de 2023
Exibir todos

Anielle é eleita uma das mulheres do ano pela revista “Time”

Ministra tem 38 anos e é irmã de Marielle Franco, vereadora morta em 2018; é ativista dos direitos de mulheres e negros .

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, 38 anos, foi eleita pela revista Time como uma das 12 mulheres do ano em 2023. Irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro morta em 2018, a ministra de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é jornalista, escritora e ativista dos direitos das mulheres e dos negros.
A Time afirma que Anielle Franco se firmou para a política depois que Marielle foi assassinada e que agora, como ministra, está canalizando sua dor em ação. “Perdi o medo quando mataram minha irmã. Agora eu luto por algo muito maior do que eu”, disse Anielle à revista.
Segundo a Time, todas as mulheres que compõe a lista são de diferentes partes do mundo e tiveram “um impacto significativo em suas respectivas comunidades e áreas, desde ativismo e governo até esportes e artes. Muitos deles enfrentaram imensos desafios que os inspiraram a buscar mudanças”.
Em nota sobre a escolha para o ranking, Anielle afirmou que se sente honrada e orgulhosa e que a escolha reflete o trabalho do Movimento Negro e do Movimento de Mulheres Negras. “Me sinto muito honrada e orgulhosa de ter sido escolhida pela TIME e por estar ao lado de mulheres tão incríveis e que tanto admiro”, disse a Ministra.
ANIELLE FRANCO
Anielle é fundadora e diretora-executiva do Instituto Marielle Franco, criado depois do assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes. Ela é “nascida e criada na favela da Maré”, no Rio de Janeiro. É bacharel em Jornalismo e Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte, nos EUA. Também se licenciou em Literatura Inglesa pela UERJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Além disso, é mestre em Jornalismo e Inglês pela Florida A&M University e em Relações Étnico-Raciais pela Cefet/RJ. Hoje, faz doutorado em Linguística Aplicada na UFRJ.
Em novembro de 2022, lançou o livro “Minha irmã e eu”, pela Planeta, em que narra seus pensamentos desde a morte de Marielle Franco. A obra traz um relato sobre a falta que a irmã faz a ela e detalha a relação das duas na infância e na adolescência.
Fonte: Revista Time

Deixe uma resposta