A Visita de estudantes ocorreu nas unidades I e II da universidade
Os alunos da Escola Estadual – EE José Inocêncio da Costa, de Matão, participaram, na semana passada, de atividades desenvolvidas pelo curso de Biologia da instituição, nas unidades I e II da universidade. A iniciativa se deu por intermédio do projeto Ciência na Escola, promovido pela Universidade de Araraquara-UNIARA.
De acordo com Teresa Kazuko Muraoka, a proposta foi voltada para saúde. “Mediante reunião realizada com os professores e coordenadores da EE, entendemos que seria pertinente abordar como assunto as doenças respiratórias, já que estamos atravessando a pandemia do coronavírus – Covid-19”, conta.
Muraoka explica que foi planejada uma aula de anatomia do sistema respiratório e noções básicas de microbiologia. “Para isso, enviamos placas de Petri com o meio de cultura à escola no começo da última semana e, nelas, o professor inoculou microrganismos das mãos, adquiridos pelo contato com celular, dinheiro, corrimão e carteira da escola, entre outras superfícies, para trazer esse material na visita. Essa prática se mostra muito eficiente para provar porque temos que lavar as mãos ou passar álcool em gel e usar máscara constantemente”, salienta.
Após a aula ministrada no Laboratório de Microscopia, os alunos foram ao Laboratório de Anatomia para terem aula sobre o sistema respiratório.
A professora Eliane Trovatti é a responsável pelo projeto Ciência na Escola, juntamente com Teresa e os professores Wilton Rogério Lustri, Creusa Sayuri Tahara Amaral, Luís Henrique Montrezor e André Capaldo Amaral, além do colaborador de comunicação da Uniara, Luís Paulo Viccola. “É um projeto que consiste na realização de uma feira de ciências com a participação de estudantes e professores de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental II, médio e técnico de Araraquara e região. Em 2019, foi realizada a primeira edição e, agora, estamos realizando a segunda”, relata Eliane.
O projeto é composto por duas fases. “Na primeira, em 2021, diferentes projetos são desenvolvidos nas escolas e apresentados em um evento que, neste ano, ocorrerá de forma remota, no início de dezembro. A segunda etapa será realizada em 2022, na forma de projetos de Iniciação Científica a serem desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara, como forma de prestigiar os alunos do ensino médio integrantes dos projetos selecionados na primeira etapa”, explica Eliane.
Em ambas as etapas, “a proposta é a socialização da ciência, tecnologia e inovação, e a valorização da pesquisa e da metodologia científica entre estudantes e professores de instituições de ensino de Araraquara”. “Além desses objetivos, a proposta visa também a ampliar as ações extensionistas da Uniara e conferir a vivência didático-pedagógica aos graduandos e pós-graduandos da instituição, além de promover a capacitação técnico-científica dos alunos de escolas públicas e privadas decorrente das atividades desenvolvidas”, finaliza Eliane.
Texto: Eliana Saraiva, com informações da Assessoria de Imprensa da UNIARA.