Águas de Matão utiliza Geofonamento no combate às perdas de água

Ferroviária vence e se Classifica na Copinha
7 de janeiro de 2022
Aparecida de Goiânia informa primeira morte pela variante Ômicron
7 de janeiro de 2022
Exibir todos

Águas de Matão utiliza Geofonamento no combate às perdas de água

Geofonamento minimiza perdas de água no sistema de abastecimento da cidade Foto: Assessoria Aguas de Matão

Equipamento auxilia na pesquisa acústica de vazamento de água

Com objetivo de detectar possíveis vazamentos que provocam a perda de água no sistema de abastecimento no município , a Concessionaria Águas de Matão faz uso do equipamento de Geofonamento. As tecnologias de pesquisa acústica de vazamentos de água são utilizadas pela Águas de Matão desde o início da concessão, acompanhando a evolução dos equipamentos.

Uma das principais características desse método é a identificação de vazamentos não visíveis, ou seja, que não afloram na superfície do solo. De acordo com o coordenador de Engenharia e Serviços da Águas de Matão, Robson Moreira, esses vazamentos são identificados pelo som que o vazamento emite e são captados por diferentes equipamentos utilizados pela Concessionária, permitindo localizar, com grande precisão, o ponto para manutenção das redes e ramais.

O trabalho de identificação de perdas com métodos acústicos de pesquisa é realizado, preferencialmente, no período noturno, uma vez que o equipamento amplifica ruídos no subsolo. “Durante a noite, é bem menor a incidência de sons, como de veículos circulando nas ruas e outros normais de uma cidade, que interferem na captação de ruídos no subsolo”, explica o coordenador.

USO DO GEOFONAMENTO

Para encontrar esses vazamentos, os técnicos que operam os equipamentos utilizam um fone de ouvido de alta sensibilidade que auxilia a identificar o ruído característico que a água emite ao vazar por orifícios na tubulação. “Após uma varredura na área onde há suspeita de vazamento, o sensor do aparelho identifica o ruído emitido pelo vazamento de água em contato com o solo ou pavimento, mostrando o ponto exato do vazamento”, explica Robson.

Redação: Eliana Saraiva, com informações da Concessionária Águas de Matão

Deixe uma resposta