Vereadores visitam a UNIARA Campus de Matão
2 de setembro de 2022
Nota à imprensa e à população de Matão
2 de setembro de 2022
Exibir todos

A importância do voto

Foto: site do Tribunal Superior Eleitoral

Foto: site do Tribunal Superior Eleitoral

Você lembra em quem votou nas ultimas eleições?

Começou a corrida eleitoral, com a chuva de propaganda política por todos os lados.
Porém, tão importante quanto o voto que se deposita em seu candidato a presidente, é importantíssimo votar nos deputados estaduais e federais e eleger senador.

A Competência dos deputados primeiramente é representar o seu voto, tanto nas Assembléias Legislativas de cada estado, bem como na Câmara dos Deputados, composta por 513 deputados na cidade de Brasília, cabendo aos deputados a fiscalização das contas e atos do governo, elaboraração leis e ainda, modificar a Constituição Federal.

A legislatura de um deputado dura quatro anos e os requisitos para ingressar na carreira politica é ter idade mímina de 20 anos, ser brasileiros alfabetizado, filiado a qualquer partido político e estar em dia com seus direitos políticos, ou seja, votar e poder ser votado.

Quanto aos senadores, cada estado da união elege três, com mandato de oito anos, totalizando 81, renovando alternadamente. Exemplo disso, no ano de 2018, votamos em dois senadores, neste ano estaremos elegendo apenas um.

A função do senador é comum a de um deputado federal, porém, suas atribuições politicas, são consideradas mais improtantes que a de um deputado, legislando, criando novas leis e alterando as já existentes.

Além disso, os senadores também fiscalizam as açãoes do Executivo, julgando os chamados crimes de responsabilidade do Presidente da República, através do processo de impeachment, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Ministros do Governo, Comandantes da Forças Armadas e dos Membros do Conselho Nacional de Justiça e do Ministério Público.

Para se candidatar a esses cargos, basta apenas ter idade de 35 anos, estar filiado a qualquer partido político, ser brasileiro e estar gozando de seus direitos políticos.

Pois bem, daí a importãncia de saber em quem se vota, analisando suas propostas, principalmente se esse candidato possui laços com aquela região que se vive, pois, conforme determina a Constituição Federal, em seu artigo 53, após você depositar seu voto em deputados e senadores, os mesmos se tornam invioláveis cível e penalmente no exercício de suas funções, opiniões, palavras e votos, nascendo assim a famosa “ imunidade parlamentar”. Somente perderão seus cargos se suas atitudes ferirem o chamado “decoro parlamentar”, previstos nos artigos 54 e 55 da Constituição Federal. Lembrando que neste caso, os deputados e senadores serão julgados por seus próprios pares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Temos visto muita gente dizer que vota em celebridades,artistas, dentre outros, como “voto de prostesto”. Infelizmente, esse tipo de voto faz com que “pior que tá fica”, além de que, essas figuras arrastam uma infinidade de votos para os partidos que ali estão representando, gerando assim, grande receita aos cofres do partido político, lembrando, que cada voto, tem um valor.

Pois bem! Temos visto recentemente um clamor pela segurança de nossa cidade, levando as cobranças para as autoridades aqui constituidas, entretanto, essas autoridades por mais que se empenhem, não tem a força política necessária para adotar medidas que trariam a efetidade necessária, naquilo que se pleiteia.

Dai que questiono: Em quem você votou para deputado e senador nas ultimas eleições?
Nesse momento em que clamamos por segurança, onde está o seu deputado estadual ou federal, para pedir que mande mais policiais para a nossa cidade? Você sabe onde encontrá-lo?
Obviamente quando se legisla, é para todos e não para uma determinada região, entretando, quando é necessário cobrar esse seu representante, você deve saber onde encontra-lo.

Porém, o que vemos nessa época de eleições, candidatos de todas as partes do estado ou do país, prometendo o mundo e o fundo para nossa região e quando precisamos, onde achá-los?

Assim, é muito importante saber em quem votar, principalmente em deputados estaduais que irão representar a sua região, deputados federais que irão representar o seu estado, bem como senadores, analisando seus projetos para a nossa região, e quando, for necessário cobrá-los e sabermos onde vamos encontrar.

Lembre-se, pior que tá, fica sim!

Dr. Sérgio Fernandes, Advogado// Veterano da Policia Militar do Estado de São Paulo.

Deixe uma resposta