46 mil araraquarenses podem não votar; saiba se é o seu caso

Nota de falecimento: Jogador Paulo Alves
9 de abril de 2022
Exportações atingem o maior valor mensal da história, com US$ 29,09 bilhões em março
9 de abril de 2022
Exibir todos

46 mil araraquarenses podem não votar; saiba se é o seu caso

Foto: Divulgação

Na comparação com 2020, número representa 25% do eleitorado apto a votar para prefeito e vereador

Restando menos de um mês para encerrar o prazo de regularização da situação eleitoral, 46.061 eleitores de Araraquara podem ser impedidos de votar nas eleições de outubro. 

Os dados foram fornecidos pelos cartórios eleitorais, a pedido do acidade on. A situação eleitoral pode ser conferida na internet (CLIQUE E VEJA SE VOCÊ É UM DELES)

O número de títulos de eleitor cancelados em Araraquara representa 25,92% dos eleitores aptos a participar das eleições de 2020, antes do cancelamento dos documentos. 
Dos mais de 46 mil títulos cancelados em Araraquara, 23.211 são da 13ª Zona Eleitoral – que fica no Centro -, enquanto 22.850 são da 385ª Zona Eleitoral – na Vila Xavier. 

Há duas justificativas para o cancelamento: não votar em três eleições consecutivas sem justificar, ou ainda, por não ter comparecido ao cadastro biométrico obrigatório. 

Com isso, o eleitor que estiver em situação irregular deve realizar a operação de revisão. Aqueles que tiverem débitos eleitorais, mas estejam com a situação regular podem votar.  

Ao acidade on, a chefe da 13ª Zona Eleitoral, Clayde do Carmo Silva Zanin, explicou que em 2020 o eleitor sem biometria conseguiu votar, mas neste ano não vai conseguir. 


“Todos os títulos foram cancelados e essas pessoas não vão conseguir votar. O que nós indicamos é que procure o cartório eleitoral ou faça o requerimento pelo atendimento online no site do Tribunal para regularizar sua situação”, disse. 


“Regularizamos a situação para ela poder votar e para regularizar a vida civil dela, algum problema que tenha com o CPF, com o INSS e outras instituições em decorrência do cancelamento. Mas, não conseguimos coletar os dados biométricos”, completou. 


Para regularizar a situação, o eleitor pode acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral com documentos pessoais em mãos e preencher o formulário no Título NET (CLIQUE E ACESSE). 


É possível ser atendido nos cartórios eleitorais – verifique a zona eleitoral -, de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas. Há atendimento agendado ou por ordem de chegada. 


A 13ª Zona Eleitoral fica na Rua Itália, 1.673, no Centro. Já a 385ª Zona Eleitoral fica na Alameda Paulista, 2.380, no Jardim Viaduto (Vila Xavier).

Fonte: Jornalista Walter Strozzi | ACidadeON/Araraquara 

Deixe uma resposta